A ddCom System, empresa com 8 anos de atuação no mercado de soluções para “Mailing Systems”, sistemas de comunicações, controle e gerenciamento de voz e dados e suporte técnico, está lançando no mercado brasileiro o Freedom, apresentado como uma nova geração de sistemas de gravação, simultaneamente com os Estados Unidos, pela Dictaphone Corporation. A empresa, que já possue 15 mil canais instalados em todo Brasil, atende clientes como Banco Bradesco, Unibanco, Banco Itáu, Bank Boston, Ericsson e Siemens. A ddCom System é representante exclusiva no Brasil da Dictaphone Corporation, empresa com sede em Stratford-CT-USA, líder, com mais de um século de atuação em desenvolvimento, fabricação, vendas, serviços e suporte de sistemas e softwares de gerenciamento de voz e dados.
O novo produto diferente de outros sistemas de gravação é o único que se apresenta distribuído em módulos, baseado na arquitetura de rede e na tecnologia IP. O equipamento traz um novo conceito. Hoje no mercado existe a idéia de que é necessário que a mídia de gravação esteja instalada no módulo de captura. No Freedom a mídia de gravação está presente em uma estação de arquivamento fora do módulo de captura e pode ser acessada de qualquer PC multimídia através da rede. Este tipo de arquitetura elimina e isola falhas que poderiam paralisar todo o sistema de gravação, o que aumenta a confiabilidade do mesmo. “O Freedom veio para quebrar o paradigma de sistemas proprietários de gravação com arquitetura fechada, sem liberdade de escolha de mídia de gravação e de difícil acesso. Além disso o Freedom é um sistema flexível que permite integrações com soluções CRM e dispositivos de Call Center”, afirma o gerente de marketing da ddCom System, Roberto Dechiare Junior.
Outro diferencial do Freedom é que a estação de arquivamento e execução permite recuperar e executar as gravações contidas no disco rígido do módulo de captura, DVD-RAM, ou em qualquer outro dispositivo de armazenamento ligado à rede. Os arquivos de áudio podem ser acessados através do sistemas, Lan ou Wan, Internet ou Intranet ou através de qualquer PC multimídia, o que não é possível em outros sistemas. Se for necessário compartilhar as gravações, é possível enviar através de correio eletrônico os arquivos transformados em tipo .wav compactados. Pensando na velocidade da evolução tecnológica o aparelho foi desenvolvido com a plataforma aberta e utiliza métodos padrão de acesso a arquivos (como NFS e SMB), de maneira que, quaisquer que forem as opções futuras, é facilitada a atualização para outros dispositivos de armazenamento. O Freedom possibilita o up grade modular do sistema de gravação, separadamente do restante do sistema, isto evita custos extras de atualização tecnológica.
Segundo Roberto Dechiare Junior o Freedom é um novo conceito em sistemas de gravação pois permite crescimento modular e consequentemente uma maior economia. Por outro lado, acompanha o crescimento de centrais de atendimento de pequeno, médio e grande portes. “A flexibilidade é o um grande diferencial de mercado levando a empresa a acreditar em uma grande aceitação do produto. Pretendemos instalar 500 módulos este ano chegando a 8000 canais somente de Freedom”, afirma.