Qual o segredo para manter um bom relacionamento com os clientes e expandir desempenho no mercado? Para o diretor de novos negócios da empresa de contact center Efika, Cristiano Bolochio Cumino, a resposta é simples: as pessoas. “Criamos internamente uma cultura de ´autocapacitação´. Nós direcionamos a inteligência e aprendizado para uma especialização no próprio setor”, detalha o executivo, explicando que neste formato de trabalho, as pessoas aprendem cada vez mais e com maior velocidade, gerando bons resultados. “É uma fábrica de novos pensadores, e não um ´aluguel de orelha´, já que aqui as pessoas ouvem, pensam e buscam uma solução. Este é o caminho para uma empresa que quer ser diferente e que acompanha as novas gerações e tendências”, completa.
Criada no fim de 2008, a Efika tem como meta primar sempre pela excelência no relacionamento com o consumidor. “Atender bem o cliente. Esse é o nosso compromisso”, ressalta Cumino. A perspectiva de crescimento para o ano é de 100%, mesmo percentual comemorado em 2011 na comparação com 2010. “Crescemos 55% neste 1º trimestre de 2012 em relação ao 1º trimestre de 2011, isso mostra o compromisso com os resultados e nossos clientes”, acrescenta, ressaltando que o nome da marca vem do esperanto e significa ´eficaz e eficiente´.
Hoje, o quadro de colaboradores é composto por 120 funcionários, dos quais 100 são operadores, e o número de posições de atendimento, PAs, foi elevado de 10 para 200 – parte destas fica alocada em empresas de clientes. O diretor explica que a companhia tem 40% de operações ativas de pesquisa, 20% de operações de back office e 40% de operações receptivas.