Empresa de TI orienta como economizar energia

1- Habilite as configurações de Gerenciamento de Energia do setup da máquina, preferencialmente utilizando a opção cujos parâmetros sejam definidos e padronizados pelo administrador do ambiente (User Defined).

2- Conscientize os usuários a desligar “no botão” os monitores quando estes se ausentarem de suas mesas ou ao término do dia de serviço.

3- Configure o equipamento para que o monitor e os discos rígidos sejam desligados automaticamente após um período de inatividade (em média 15 minutos).

4- Sempre que possível, caso seja necessário mais espaço no disco rígido da estação, considere a troca do disco antigo por um de maior capacidade ao invés de adicionar outro.

5- Para o datacenter, caso você possua um monitor e teclado para cada servidor, considere a compra de equipamentos como o ServSwitch, que tem por finalidade centralizar consoles de servidores de modo que se possa compartilhar um monitor e teclado para 8, 16 ou
até 1000 equipamentos.

6- Para evitar prejuízos por interrupções não previstas ou por necessidade de continuidade dos serviços, elabore uma lista com todos os equipamentos vitais, incluindo além das CPUs das estações, monitores, modems externos, hubs, switches, roteadores, impressoras e
sobretudo os servidores. Com esta listagem em mãos faça um estudo da quantidade de “no breaks” necessária, levando em consideração o consumo de corrente dos equipamentos e transformando este valor em VA (Volt-Ampère) e a quantidade de horas necessárias para que o equipamento continue operando. Este fator determina a capacidade de carga necessária ao no break.

7- Tenha um serviço de manutenção preventiva com enfoque na disponibilidade não só do hardware, mas também nos serviços que rodam nos servidores. Antigamente este tipo de trabalho era periódico e estava ligado somente na limpeza de equipamentos e verificação das conexões elétricas e dos componentes, hoje é fundamental um plano contínuo de verificação de erros, carga de trabalho e processos de “restart”.

8 – No ambiente de trabalho, na área do usuário, o desktop é considerado o grande vilão no consumo de energia. Há pouco tempo o monitor era o componente que, sozinho, representava até 80% do consumo médio de uma estação. Hoje, devido ao aumento de potência dos processadores, quantidade de memória, periféricos como CD R/W, aceleradores gráficos e até mesmo máquinas com vários discos rígidos, dependendo da
utilização do equipamento, o monitor pode representar menos de 50% do consumo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima