Falta de mão de obra atinge e-commerce

A nova polêmica do apagão de mão de obra também atingiu o e-commerce. O crescimento da demanda do consumo surpreendeu os empresários do setor, o que gerou a necessidade de contratações imediatas para atender o aumento do volume das vendas. A partir disso, foi percebido que o mercado virtual estava carente de profissionais qualificados e dinâmicos. “Os funcionários deste nicho precisam saber como utilizar as tecnologias do e-commerce e encontrar alguém capacitado está cada vez mais raro”, comenta Pedro Eugênio, CEO e criador do Busca Descontos, portal que reúne ofertas on-line.
De acordo com Pedro Eugênio, as estimativas de crescimento do segmento agravam a situação ainda mais. “São esperados mais de 54 milhões de pedidos feitos pela internet até o final do ano”, completa. As expectativas se devem ao cenário apresentado no primeiro semestre do ano, em que quatro milhões de usuários realizaram sua primeira compra virtual.
“O funcionário do e-commerce deve entender, gostar e saber interagir com as pessoas através dos meios de comunicação on-line”, pontua Pedro Eugênio. Segundo ele, o consumidor está cada vez mais exigente e informado, por isso é de extrema importância que o profissional esteja preparado para enfrentar diversas situações. “O principal objetivo do trabalhador do comércio eletrônico deve ser superar as expectativas dos consumidores”, ressalta.
Para que tal escassez de mão de obra acabe ou seja amenizada é importante que a empresa ofereça treinamento aos profissionais que ingressam no segmento. “Se adaptar à cultura da empresa e entender o comportamento do consumido a qualificação é essencial para esses funcionários”, conclui o CEO.

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