A NetIQ, empresa braço da Attachmate e fornecedora de soluções para gerenciamento da segurança, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre a adoção da tecnologia de VoIP (Voz sobre IP) por parte dos usuários. Refletindo a opinião de cerca de 240 entrevistados, a maioria da América do Norte, a pesquisa demonstrou grande foco no valor da avaliação e planejamento antes da implementação. Os resultados, no entanto, indicam que um grande número de ambientes VoIP não conta com ferramentas de monitoramento e gerenciamento destinadas a garantir a Qualidade do Serviço (QoS).
Mais especificamente, 46% dos entrevistados disseram que não estão considerando qualquer tipo de solução de gerenciamento ou monitorando para o ambiente VoIP inicial, embora 90% deles afirmassem ter o desempenho e a disponibilidade como maior preocupação. Essa disparidade comprova que, embora o desempenho do sistema seja prioritário, uma grande porcentagem das empresas não está tomando providências para atender ao objetivo desejado. Além disso, os problemas associados à qualidade da chamada e à rede de voz serão mais difíceis de serem identificados e solucionados.
“A tecnologia VoIP e suas aplicações têm potencial para oferecer economia de custos, assim como melhorar a produtividade dos usuários, mas há necessidade de gerenciamento detalhado para atender aos desafios associados às redes convergentes e obter o máximo valor dos investimentos em VoIP”, comentou Criss Scruggs, diretor de marketing de produto da NetIQ.
Outra dado é que aproximadamente 57% dos entrevistados citaram o planejamento pré-implementação e a fase de avaliação de um ambiente VoIP como o aspecto mais crítico da implementação. Além disso, 58% dos participantes afirmaram que contar com o nível de serviço acordado é uma das três principais prioridades. A pesquisa revelou ainda que 64% dos entrevistados consideram os ataques de Negação de Serviço (DoS) como uma das maiores ameaças, seguidos pelos vírus, worms e escuta telefônica.