Gafisa impõe novo ritmo ao atendimento

A parceria de quase três anos entre a Gafisa e a Softtek iniciou assim que a incorporadora decidiu investir na contratação de um novo fornecedor para o serviço de suporte e manutenção das aplicações. O desafio era reduzir o número de chamados internos e transformar o modelo de alocação de mão de obra vigente (body shop), além de diminuir os custos e gestão dos contratos de diversos fornecedores, proporcionando um atendimento mais ágil aos clientes.
Entre as aplicações suportadas estão sistemas vitais para a operação da Gafisa. “Hoje contamos com o apoio da Softtek em diversos processos críticos do nosso negócio, que não podem parar, como os de vendas e recebíveis”, ressalta Jane Ricci, CIO da Gafisa. O portal de Clientes, site da incorporadora focado no relacionamento com o cliente, também é sustentado pela empresa mexicana de TI, que ainda atua em parceria em demais projetos como “Fábrica de Testes”, “Qualidade do Ambiente Produtivo” e “BPO de Cadastros”, que proporciona a integração de diversos cadastros internos (clientes, fornecedores e empreendimentos) em um único local.
“No início recebíamos uma média de 840 chamados internos por mês, suportando 20 aplicações SAP, 2 aplicações CRM Dynamics (atendimento a clientes e vendas) e 14 sistemas especialistas”, lembra Moisés Macedo Calvalhar, líder operacional da área de AMS dedicado (Application Management Services) da Softtek Brasil. Em seis meses, com a entrada de novas aplicações, o pico de chamados chegou a 1.200 e hoje, com quase três anos de projeto, a companhia atende 900 chamados ao mês, considerando o suporte de 49 sistemas (20 aplicações SAP, 5 aplicações CRM Dynamics e 24 sistemas especialistas).
Para o executivo, a agilidade na resolução dos problemas internos é extremamente importante. “Quando ocorre a abertura de um chamado de uma falha em um sistema ele pode, com certeza, impactar negativamente o consumidor final dos serviços se não for solucionado com rapidez”, ressalta. Desde o início do projeto, uma das aplicações que obteve grande redução no número de chamados foi o Controle de Recebíveis, responsável por toda a gestão de recebíveis dos imóveis comercializados pela Gafisa. “Em 2012, 50% dos chamados eram relacionadas a este sistema. Hoje eles não chegam a 20%”, reforça.
Além do serviço de sustentação de aplicações, a Softtek também é responsável pela integração de alguns sistemas na companhia e realiza melhorias contínuas, atuando na causa-raiz dos problemas para garantir a manutenção de um ambiente estável. “70% do trabalho desenvolvido pela Softtek é voltado para o atendimento de incidentes ou dúvidas e treinamentos, 20% para melhorias e 10% para a gestão de problemas com foco na redução dos chamados e dos impactos da indisponibilidade das aplicações”, explica Henrique Vianna Pastori, Gerente de Sistemas de TI da Gafisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima