A IBM Brasil e a Siemens Enterprise Communications anunciam parceria para oferecer serviços de comunicação hospedada sobre o protocolo de Internet (IP Hosted Communication Services). A solução disponibiliza e gerencia serviços de voz e utiliza a tecnologia mais moderna em convergência baseada em IP para otimizar a qualidade das comunicações nas empresas. Com o novo modelo de negócios os terminais telefônicos passam a ser comercializados como serviço, o que resulta na eliminação da necessidade de capital para investimento e redução de custos.
A implantação do novo modelo funciona da seguinte maneira: o HiPath 8000 da Siemens Enterprise, responsável por toda a inteligência do sistema, é instalado em um servidor que roda em plataforma IBM, hospedado em um Data Center, e gerencia todos os ramais conectados de forma centralizada. Com capacidade para até 100 mil ramais, este softswitch utiliza protocolo SIP (Session Iniciation Protocol), que oferece recursos e funções disponíveis no contexto das aplicações de comunicação convergente.
A nova oferta não requer custos adicionais de instalação e manutenção, pois esses serviços já estão contemplados no pacote. Além disso, dispensa investimentos para capacitação de técnico local, já que foi criado um Centro de Competência, área que concentra todas as atividades de suporte técnico para os clientes. As práticas de ITIL (Information Technology Infrastructure Library), modelo de referência para gerenciamento de processos de TI, ainda garantem transparência em todo o serviço.