A maioria dos brasileiros sabe bem o que significa trabalhar oito horas por dia e ter apenas uma hora de intervalo para almoçar, descansar, ir ao banco, estudar para a prova ou passar no supermercado e comprar a mistura para o jantar. Obviamente, boa parte dos brasileiros sabe bem o que é stress, cansaço e mau humor. E essa realidade não é diferente para os funcionários da In House, por isso, a empresa que atua prestando serviços de Tecnologia da Informação e callcenter, criou em 2004 o “Programa Motivacional”. O projeto surgiu da necessidade de patrocinar a qualidade de vida dos funcionários, proporcionando-lhes bem estar e integração e conseqüentemente, garantindo maior produtividade.
O programa é formado por representantes de cada área da empresa, que se reúnem periodicamente com o objetivo de trocar idéias, criar projetos, identificar oportunidades ou necessidades de atuação e consolidar as críticas, dúvidas e sugestões dos profissionais, a fim de integrar as áreas e os funcionários, e neste sentido, conta com eventos sazonais, ou seja, festas comemorativas em diversas datas como Dia das Mães, Carnaval, Páscoa, entre muitos outros.
Em contrapartida, a In House compreende que é preciso mais para manter as pessoas motivadas e satisfeitas, e foi a partir do programa que a área de Recursos Humanos da empresa desenvolveu ações importantes como: Pesquisa de Clima Organizacional, Pesquisa de Cargos e Salários e a Avaliação de Desempenho, objetivando conhecer as pessoas, suas idéias e opiniões, bem como seus desempenhos na empresa.
“Motivar não é só elogiar, aliás, não motivamos ninguém senão a nós mesmos, portanto, o que podemos fazer é criar condições para que as pessoas sintam-se motivadas. A motivação é resultado de um trabalho constante. Fazer com que os colaboradores sintam-se parte da empresa, compartilhando com eles os resultados bem ou mal sucedidos. É ouví-los sempre, quer seja para elogiar, criticar, reclamar e muitas vezes desabafar. Verem-se como participantes nos resultados alcançados pela empresa, os farão sentir-se valorizados e respeitados”, afirma Malu Lorenzini, diretora de Marketing e integrante do Programa.