O Inmetro anunciou que irá enviar os resultados da pesquisa sobre SAC´s (Serviços de Atendimento do Consumidor) para as agências reguladoras de setores como saúde suplementar, telecomunicações e vigilância sanitária. O objetivo do órgão é que as pesquisas sirvam de parâmetro à melhoria dos seus regulamentos e normas. Segundo o diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, a concessão ou licença para determinada empresa pode levar em conta “requisitos mais fortes” de serviço de atendimento ao consumidor.
Alfredo frisou que a intenção do Inmetro não é surpreender as companhias. “Isso é bom. Nós não queremos pegar problemas. Nós queremos é melhorar a qualidade do produto e do serviço. Se elas, ao tomarem conhecimento, se prepararam, certamente esse investimento fica e, portanto, houve um salto na qualidade do serviço”, elogiou.
A metodologia será encaminhada ainda para a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que é a entidade brasileira de normalização, para que ela estude a conveniência de criação de uma norma brasileira sobre serviços de atendimento ao consumidor, definindo os parâmetros adequados e até uma maneira de medir a qualidade desse atendimento.
Ainda em 2007, o Inmetro pretende iniciar a coleta de dados sobre os SACs de outros setores, cuja seleção está sendo efetuada no momento. De acordo com o instituto, as entidades representativas de classe serão também contactadas com o objetivo de realizar um trabalho conjunto que leve à resolução de problemas no atendimento aos clientes.