Líder do mercado mundial de URA (IVR), de acordo com o Cahner’s In-Stat Groupe June, a IntervoiceBrite quer estender esta liderança em mercados que não tem presença tão significativa. Depois de visitar escritórios da Europa, Ásia e América Latina, Ron Nieman, que acaba de assumir a vice-presidência internacional de vendas da divisão de soluções Enterprise, está passando pelo Brasil (base da operação latina) para conhecer parceiros e impulsionar os negócios.
Ele ficou muito surpreso com o que viu, garante um dos responsáveis pelo escritório nacional, André Bragança. Acredito que o mercado tem potencial para crescer bastante, comentou Ron. O executivo americano confirmou que a operação para a América Latina será baseada no escritório brasileiro, que deverá ser ampliado em área e número de pessoal, seguido de uma política agressiva. Achamos que podemos melhorar nossa posição aqui, também, admite.
Os problemas econômicos enfrentados pelo Brasil e a crise Argentina não são apontados como dificuldade para a empresa. Pelo contrário, ele aposta em “oportunidades de muitos negócios”.
Hoje com 700 mil portas de IVR no mundo, os executivos apostam que, no Brasil, existe um parque instalado de 70 mil portas – apenas no mercado de callcenter. Eles reconhecem que a participação da empresa no parque instalado do País é relativamente pequena. O foco, porém é ganhar mercado nas novas concorrências – ou substituição, com uma política clara de ser líder em vendas a partir de agora.
A estratégia, que deve ser reforçada com o lançamento de alguns novos produtos ainda este semestre, é oferecer ao mercado soluções que incorporam tecnologia de reconhecimento de voz – a empresa tem parceria com os dois fornecedores mundiais desta tecnologia, a Speeckworks e a Nuance. Percebemos em nossos contatos que o mercado está maduro para valorizar soluções mais complexas, avalia Ron. Ele confirma também que estão estudando alternativas para atingir novos mercado, inclusive.