A Comportamento e Atitude, empresa especializada na qualificação e profissionalização no setor de telemarketing, com base em pesquisas independentes realizadas ao longo dos últimos meses, acredita que o cadastro para bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing irá estimular estratégias de melhor aproveitamento do cadastro de clientes que não aderiram a lista. A empresa também vê na medida uma oportunidade para a capacitação dos profissionais do setor.
De acordo com Raquel Oliveira, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Comportamento e Atitude, o Brasil está apenas se adaptando a situações que já acontecem há alguns anos em outros países, como Índia, Austrália, Filipinas, China e os Estados Unidos. “Observando o comportamento de algumas sociedades como a Australiana, por exemplo, que possui características similares ao povo brasileiro de curiosidade e consumo, é possível perceber um decréscimo de cadastro da população no site do “Não Perturbe” australiano no ano de 2008″, conta.
Raquel lembra também que que o primeiro mês da lei vigente em São Paulo gerou uma preocupação de possíveis demissões de profissionais de telemarketing. Os 360 mil números de telefones cadastrados eliminam inicialmente mais de 200 mil nomes do cadastro do Procon-SP. “Em números absolutos, este dado causa impacto, mas se realizarmos uma comparação proporcionalmente, notaremos que 200 mil cadastros representa na realidade, apenas 1% da população paulista, usando como base dados públicos da Internet que estimam em 19 milhões de habitantes a população da metrópole”, explica.
Para a diretora, ainda é cedo para avaliar os impactos da nova lei. “Só vamos conseguir obter informações mais concretas de qual será a reação do mercado dentro de dois ou três meses. Mas acredito que todo este movimento é uma excelente oportunidade de qualificação do setor que as regulamentações nos apresentam, beneficiando a todos – consumidores por receberem uma abordagem de qualidade e trabalhadores que poderão investir em aperfeiçoamento e aproveitar a demanda do mercado para manter seus postos de trabalho”, completa.