O Grupo Portugal Telecom (PT) anunciou uma nova marca para atuar no Brasil: a Dedic GPTI. A nova companhia é resultado da aquisição integral da GPTI pela Portugal Telecom, concluída em fevereiro passado, e que foi incorporada pela Dedic. O presidente-executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava, afirma que a Dedic GPTI reforça o compromisso da companhia com o Brasil, onde já atua fortemente por meio do controle da Vivo, a PT Inovação e a própria Dedic.
“A Dedic GPTI fortalecerá ainda mais a presença da Portugal Telecom no Brasil, que é um mercado estratégico para a companhia”, destaca Bava. O executivo acrescenta que a nova marca atuará num segmento importante para o grupo: Tecnologia da Informação. Segundo Bava, a Dedic GPTI já é uma das principais empresas do país nos setores que atua e que pretende iniciar o processo de internacionalização, com foco em Portugal e nos países da África em que a PT está presente, como Angola, Moçambique e Quênia.
Com a incorporação da GPTI, a Dedic passa a atuar mais agressivamente nos setores de BPO e de TI, os quais estão em expansão no Brasil. De acordo com a IDC, em 2009, o mercado de BPO movimentou cerca de US$ 508 bilhões no mundo, cabendo ao Brasil US$ 7,9 bilhões, com crescimento superior à média global do setor. Até 2011, segundo previsão do Instituto, o Brasil deve crescer a uma média de 16% ao ano, contra a taxa global de 12%.
Com a nova estrutura, a Dedic GPTI conta com 22 mil colaboradores e possui 13 sites localizados em São Paulo, Brasília, Campinas, Londrina e São José dos Pinhais e Rio de Janeiro. Em 2009, ainda como Dedic, cresceu 35%, com um faturamento da ordem de R$ 430 milhões. Para 2010, o plano de investimento é da ordem de R$ 80 milhões. Também está concluindo a construção de mais uma unidade de negócios em Campinas, no interior de São Paulo, e que terá mais 800 Posições de Atendimento (PA´s).
O Presidente da Portugal Telecom no Brasil, Shakhaf Wine, será o presidente do Conselho de Administração da Dedic GPTI, Fábio Pereira assume a vice-presidência do Conselho e Paulo Neto Leite será o diretor-presidente (CEO).
Serviços oferecidos pela Dedic GPTI
Relacionamento com o Consumidor:
– Call Center Ativo – venda de produtos e serviços;
– Cobrança – recuperação de crédito;
– Promotores de venda – venda de produtos em pontos de atendimento;
– Infraestrutura – terceirização total do processo de contact center;
– Call Center – serviço de atendimento ao consumidor (SAC);
– BPO – processo de operações.
Tecnologia da Informação:
– Soluções de Consultoria, ITO e BPO;
– Desenvolvimento de sistemas sob medida;
– Fábrica de testes;
– Soluções de ERP (Enterprise Resource Planning – Sistema de Gestão Empresarial);
– Solução de Suplay Chain;
– Soluções de conformidade ao SPED e Nota Fiscal Eletrônica;
– Gestão Fiscal e Tributária;
– Soluções para área de tesouraria, recursos humanos, comércio exterior;
– Soluções de CRM (Costumer Relationship Management);
– Soluções de BI (Business Intelligence);
– Gestão e terceirização de infratestrutura de TI;
– Infraestrutura SOA;
– Service Desk;
– Soluções de segurança da informação;
– Virtualização de servidores;
– Governança de TI;
– BPM – Business Process Management;
– Processos de Negócios de TI; entre outros.