Autora: Juliane Yamaoka
Contar com o talento da mão de obra qualificada tornou-se estratégia de competitividade entre as empresas. Identificar, desenvolver e manter talentos tornou-se prioridade para as organizações que buscam a sustentabilidade. A tarefa de atrair talentos deve ser encarada como um negócio estratégico pela empresa, pois é por meio dela que pode ser definido o sucesso da empresa.
Porém, um dos fatores mais complexos deste processo é o de reter os talentos na organização. Essa prática requer mecanismos internos eficientes que proporcionem aos funcionários uma visão de oportunidades concretas de ascensão profissional. A retenção de um funcionário está associada a vários fatores. O principal é se a empresa é uma boa empregadora, por isso, é importante que exista um alinhamento entre o que a empresa tem a oferecer e o que o candidato está buscando.
Para ter uma boa imagem no mercado de trabalho e atrair e reter talentos, as empresas estão procurando oferecer para seus colaboradores oportunidades de aprendizado e desenvolvimento, renumeração justa e benefícios compatíveis com o mercado. Esses fatores promovem diretamente a retenção das pessoas que se identificam com o que é oferecido pela organização e está alinhado ao significado que o trabalho tem em suas vidas.
A retenção de talentos tem se tornado uma necessidade entre as empresas que buscam diminuir o índice de turnover e desenvolver seus profissionais. Para que você possa reter melhor os talentos, é necessário entender o que motiva os funcionários a trabalhem na sua empresa. Quando se entende isso, é possível compreender que, além do salário e benefícios, a possibilidade de evolução profissional e crescimento dentro da empresa são alguns dos fatores que motivam estes profissionais a se manterem na empresa.
As empresas precisam compreender que a retenção de talentos não é uma responsabilidade somente do setor de recursos humanos, trata-se de um processo que demanda mudanças de políticas de gestão. Isso não tem relação apenas com a remuneração, mas também com a implantação de planos de carreira, capacidade de desenvolvimento e treinamento profissional.
Para reter talentos é fundamental implantar um modelo de gestão que permita que os colaboradores estejam sempre próximos do negócio da empresa. É muito importante também, que os gestores estejam atentos às oportunidades do mercado de trabalho e procurem sempre oferecer vantagens mais atrativas do que a concorrência. Enquanto muitas empresas focam apenas no curto prazo, as organizações de ponta se esforçam para manter os melhores talentos distantes do assédio das adversárias.
Uma boa alternativa para a retenção de talentos é promover oportunidades internamente, divulgando vagas dentro da própria empresa. Isso faz com que os colaboradores se sintam prestigiados, visto que a empresa oferece primeiramente a oportunidade a quem já está trabalhando.
Juliane Yamaoka é gerente geral da Efix.