Para profissionais da geração “Y”, pessoas nascidas entre 1980 e 2000, o salário não é o mais importante na hora de escolher um emprego. Trabalhar em uma empresa internacional, contar com um bom ambiente de trabalho e benefícios são os aspectos mais valorizados. Essas são umas das tendências apontadas pela pesquisa The “Y” Factor”, realizada pela Hays Recruiting.
O estudo, realizado na Europa Central e Oriental, faz uma análise do perfil dessa nova geração e aponta as preferências e características no ambiente corporativo. “As empresas vêm enfrentando uma necessidade crescente de novos talentos e precisa entender como criar estratégias de desenvolvimento de pessoas para atrair, reter e garantir o crescimento organizacional “, afima Małgorzata Jasińska, diretora da Hays na Europa Central e Oriental.
Segundo a pesquisa, o uso de outros idiomas no trabalho (58%), desenvolvimento técnico e profissional (55%) e contato de trabalho internacional (54%), são os fatores que mais atraem os funcionários da geração “Y” para novas oportunidades no mercado. O salário fica em quarto lugar, com 47%, e a progressão de carreira em quinto, com 46%.
Esse novo profissional valoriza ainda o ambiente de trabalho. Os entrevistados procuram um ambiente com respeito entre colegas (52%), seguido por uma atmosfera amigável (49%) e um equilíbrio entre vida profissional e pessoal (46%). Benefícios oferecidos pelas empresas também são atrativos: plano de saúde privado (58%), cursos e treinamentos (47%) e bônus por desempenho (46%) são as políticas mais valorizadas na hora de escolher um novo emprego.