Oferta de aplicativos como serviço


A oportunidade de redução ou mesmo eliminação de custos de investimentos iniciais na implantação de aplicativos e infra-estruturas para CRM são significativas quando os fornecedores abrem a possibilidade de entrega em formato de serviço ao invés de produto. Seguindo a tendência do mercado, é de conhecimento público que as empresas estão migrando para um ambiente de Internet e web, procurando um novo caminho para se comunicar com os clientes de maneira mais rápida e barata.

Porém, essa migração pode ser barrada no momento que as empresas se deparam com os custos para modernizar sua infra-estrutura interna. As empresas percebem que deverão investir em hardware, links, capacitação de seu pessoal tecnológico de forma constante, pois tal migração exigirá uma atualização crescente.

Esse obstáculo de investimentos faz com que muitas empresas posterguem essa modernização, e é nesse momento que os fornecedores com a visão de futuro devem entrar. Nós fornecedores devemos alterar os paradigmas do mercado transformando a visão de oferta de produto para a oferta de serviço, mostrando aos decisores das empresas os vários benefícios desta troca.

É uma nova onda que este mercado está passando. A maturidade do mercado fez com que o entendimento quanto ao CRM mudasse fortemente. No início das atividades ligadas ao CRM era comum encontrar clientes em grandes corporações tentando decidir se deveriam ou não investir em Atendimento ao Cliente. A grande questão, na época, era quanto custaria ter pessoal treinado e preparado para responder de forma satisfatória dúvidas de seus produtos / serviços e para colher as sugestões e reclamações. E, neste momento, houve um “boom” na terceirização da operação.

Agora, estamos na segunda fase, onde a preocupação é que tal serviço irá trazer novas demandas de gastos na infra-estrutura, o que poderá impossibilitar tal operação. Assim, os fornecedores começaram a prover não só ferramentas para armazenagem de dados, mas também a infra-estrutura tecnológica para a excelência da operação.

Essa prática com a utilização da web se torna cada vez mais procurada pelas empresas. Pois, além de poder terceirizar a operação, as empresas podem deixar de se preocupar com hardware, links, e recursos de TI internos. A necessidade de constante investimento em servidores, links melhores e especialistas de TI é substituída pela contratação de um serviço que providencie todo o aparato do que há de mais moderno em infra-estrutura tecnológica.

O IDC prevê para América Latina em 2007 um ano de mudanças na cadeia de valores dos serviços gerenciais, ou seja, os fornecedores do mercado irão desenvolver parcerias e alianças para trazer uma solução sólida e integrada para usuários finais e a oferta de software como serviço estará disponível em diferentes formas.

A verdade é que software como serviço é mais do que uma mudança na forma de licenciamento ou preço. Tal oferta requer fundamentalmente uma mudança no modelo de negócios da empresa.

As 3 chaves para conquistar o sucesso com a oferta de aplicativos como serviço são:

1. Desenvolver um modelo de negócios que foque em novas oportunidades do mercado;

2. Utilizar tecnologia de ponta e serviços que o destaquem seu diferencial;

3. Entender os valores do cliente, buscando seu crescimento.

Por fim, aqueles que pretendem entrar neste mercado devem buscar um novo posicionamento trocando do pensamento tradicional: entrega de um aplicativo para uma nova perspectiva: a entrega de um serviço, valorizado pelo quanto cada cliente se utiliza deste novo negócio.

Patricia Rozenbojm é diretora comercial da Consumer Voice.

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