No final de abril, a A5 Solutions anunciou a nomeação de Leandro Del Debbio como novo CEO. A notícia representa a consolidação de uma série de mudanças cujo objetivo é manter o ritmo do crescimento sustentável que a companhia vem registrando nos últimos anos, assim como promover ajustes estratégicos no modelo de negócios e continuar encaminhando as transformações necessárias para entregar com eficiência e agilidade as demandas do mercado. Del Debbio explica que o planejamento se baseia em quatro metas que são o fortalecimento das parcerias para ampliar o protagonismo da A5 como integradora de soluções, intensificação do uso de soluções em cloud, oferta de serviços em analytics e o aumento significativo do desenvolvimento de soluções próprias.
Segundo o executivo, as iniciativas voltadas para aumentar as parcerias e o uso de cloud continuarão sendo aprofundadas, pois são movimentações que já estão sendo feitas pela companhia nos últimos anos. Já a aposta em desenvolvimento próprio configura uma vertente nova na atuação da empresa que apesar de já estar em estudos há algum tempo, terá sua maior ênfase a partir desse ano. “Há cerca de seis meses iniciamos um projeto para criação de uma unidade de desenvolvimento de projetos próprios que tem trabalhado em soluções de inteligência artificial, bot, big data, data science e outras. Neste período entendemos que o relacionamento com nossos clientes e o conhecimento que temos do setor, assim como o domínio dessas tecnologias nos habilita a criar ferramentas que solucionem dores reais do mercado. Assim, esta unidade representa um grande reforço em nosso planejamento estratégico para alavancar o crescimento”, diz.
O CEO afirma que a A5 Solutions encerrou 2018 com faturamento de R$ 50 milhões. “O desafio agora é promover um crescimento de faturamento anual de 20% para 2019 com uma mudança gradual do modelo de comercialização que privilegie as receitas recorrentes”, diz.
Outra aposta da A5 é na ampliação de sua atuação internacional. Nos últimos dois anos, ainda na função de diretor de vendas da América Latina, o próprio Del Débbio coordenou dos EUA, a conquista de clientes para a A5 em países como República Dominicana, México, Chile, Argentina, Perú e Colombia. Agora o projeto tem como foco a expansão dos negócios nestes países e a entrada em outras nações. “Existe uma forte demanda para nossa oferta de produtos e serviços na América Latina. Agora nós já temos todas as condições para fazer a entrega destas soluções e aproveitar a oportunidade de crescimento que o mercado nos oferece”, afirma.