Há um grande mercado em potencial para Comunicações Unificadas (UC) para pequenas e médias empresas. É o que revelou pesquisa encomendada pela Avaya, empresa de sistemas e serviços para comunicação corporativa e colaboração, e realizada pela Frost&Sullivan na América Latina. O estudo, realizado entre março e maio desse ano, ouviu 73 empresas, sendo 35,5% do Brasil, 23,3% do Chile, 20,6% da Colômbia e 20,6% do Peru e apontou que, entre os principais desafios desse mercado estão o acesso limitado ao crédito e alta tributação. Mas, ainda assim, destaca o pleno crescimento e a intenção em investimentos em tecnologia nos próximos anos pelo segmento.
O resultado reforça uma das principais vertentes da estratégia da Avaya no País – expandir a atuação no segmento de PMEs. Até 2015, a expectativa da é que esse segmento represente 20% da receita da operação brasileira. De acordo com Nelson Campelo, presidente da Avaya Brasil, UC é uma das áreas com maior crescimento da Avaya no Brasil. “Hoje, a Avaya estima que o mercado total de UC no Brasil gira em torno de 350 milhões dólares, alcançando crescimento de cerca de 12% ao ano. Alinhado a isso está o grande número de PMEs no Brasil – segundo o Sebrae, são mais de 6,1 milhões”, afirma o executivo.
Apesar de ainda pouco utilizada entre as PMEs, esse mercado já reconhece os benefícios das Comunicações Unificadas. Prova disso é que 50% das empresas envolvidas na pesquisa afirmaram que têm planos de investir pelo menos 10 mil dólares em uma ou mais ofertas desse perfil no próximo ano e que 25% das corporações que ainda não possuem telefonia IP (62% no total) pretendem migrar entre 2012 e 2013. “A mobilidade aumenta a produtividade das empresas, permitindo fácil acesso aos dados, independentemente do local ou do device do usuário e as soluções de UC otimizam e fomentam ainda mais esse fenômeno. Por meio do estudo, pudemos identificar que as PMEs que já utilizam ferramentas de UC afirmam que o maior diferencial dessas soluções está em potencializar essa colaboração, permitida pela mobilidade. A pesquisa sinalizou também que, entre as empresas que não usam UC, mas que têm intenção de adquirir, a web conferencing aparece como a ferramenta mais popular”, completa o presidente da Avaya.
Outra característica do mercado SMB, de acordo com a pesquisa, é a preferência pelo modelo SaaS (software como serviço). Das empresas entrevistadas, 59% preferem essa modalidade de contratação. Quando faz esse recorte tendo como base apenas as empresas brasileiras, esse número sobe para 70%. “Esse resultado também está alinhado com a estratégia traçada pela Avaya Brasil, de investir na ampliação de sua presença no mercado PMEs com as ofertas de UC por meio do modelo SaaS”, explica Campelo.