Na TMKT ter atitude positiva vale reconhecimento. Isso mesmo. Desde janeiro, mais de cinco mil funcionários, de todos os setores da empresa, estão envolvidos na campanha “Atitude em foco”. Criada e desenvolvida pela equipe do departamento de marketing, capitaneada por Alda Vasques, diretora de marketing, a campanha tem por objetivo estimular as iniciativas positivas dos colaboradores no ambiente de trabalho.
O funcionamento do programa é muito simples. Cada boa atitude percebida é registrada em um selo especial, que é administrado pelos gestores de cada departamento. Este selo é dividido em duas partes. Uma vai para diretamente para o promotor da boa atitude, enquanto a outra fica com o responsável do departamento. Imediatamente o “dono” da iniciativa troca seu selo por um pin e, ao mesmo tempo, acumula prestígio junto ao superior direto.
Democrática, a campanha “Atitude em Foco” já distribuiu mais de 3 mil pins, que recompensam iniciativas positivas desde a recepcionista até os diretores da empresa. “É inspirador perceber como simples atitudes podem melhorar nosso dia-a-dia. E é muito gratificante que os colaboradores da TMKT tenham ´comprado´ a idéia e se engajado tão prontamente”, afirma Alda Vasques, complementando que há funcionários que colecionam pins e os exibem orgulhosamente.
Um dos aspectos mais interessantes da campanha é que ela promove o intercâmbio entre os vários setores da TMKT, dando oportunidade, por exemplo, de um operador de telemarketing “premiar” uma atitude positiva de um gestor da área de TI e vice-versa. “Não é preciso nenhuma idéia ou atitude mirabolante. Pequenos atos mudam a dinâmica da empresa para melhor”, comemora Alda. Este é o caso, por exemplo, do DP Delivery, idéia dada por um Gerente de Operações para otimizar o recolhimento de atestados médicos e outros documentos, para encaminhá-los ao departamento pessoal. Antes da sugestão, cada um dos supervisores recolhia os documentos e levava ao DP. Agora, a situação se inverteu. Isto é, um dos funcionários do DP passa recolhendo os documentos em cada departamento, num horário e dia combinado. Esta simples sugestão evita o deslocamento dos supervisores, favorecendo a dinâmica do trabalho na operação, diminui o fluxo intermitente de pessoas no DP e ainda agiliza o tempo do processamento dos documentos no departamento, já que chegam todos de uma só vez.
Além disso, o programa também funciona como uma campanha de incentivo para a operação de contact center. Isto significa que, colaboradores que acumularem 250 pontos, dados após avaliação de critérios como produtividade e absenteísmo, entre outros, são premiados com um pin especial chamado de pin Atendimento. Para estimular ainda mais, a cada mês, as melhores atitudes e os que mais se destacam no atendimento, são eleitos por uma comissão de gestores e ganham espaço especial no quadro “Atitude em Foco”. O destaque rende também um troféu especial, dado ao supervisor da área, pelo mérito.