Programa “Atitude em foco” mobiliza a TMKT


Na TMKT ter atitude positiva vale reconhecimento. Isso mesmo. Desde janeiro, mais de cinco mil funcionários, de todos os setores da empresa, estão envolvidos na campanha “Atitude em foco”. Criada e desenvolvida pela equipe do departamento de marketing, capitaneada por Alda Vasques, diretora de marketing, a campanha tem por objetivo estimular as iniciativas positivas dos colaboradores no ambiente de trabalho.

O funcionamento do programa é muito simples. Cada boa atitude percebida é registrada em um selo especial, que é administrado pelos gestores de cada departamento. Este selo é dividido em duas partes. Uma vai para diretamente para o promotor da boa atitude, enquanto a outra fica com o responsável do departamento. Imediatamente o “dono” da iniciativa troca seu selo por um pin e, ao mesmo tempo, acumula prestígio junto ao superior direto.

Democrática, a campanha “Atitude em Foco” já distribuiu mais de 3 mil pins, que recompensam iniciativas positivas desde a recepcionista até os diretores da empresa. “É inspirador perceber como simples atitudes podem melhorar nosso dia-a-dia. E é muito gratificante que os colaboradores da TMKT tenham ´comprado´ a idéia e se engajado tão prontamente”, afirma Alda Vasques, complementando que há funcionários que colecionam pins e os exibem orgulhosamente.

Um dos aspectos mais interessantes da campanha é que ela promove o intercâmbio entre os vários setores da TMKT, dando oportunidade, por exemplo, de um operador de telemarketing “premiar” uma atitude positiva de um gestor da área de TI e vice-versa. “Não é preciso nenhuma idéia ou atitude mirabolante. Pequenos atos mudam a dinâmica da empresa para melhor”, comemora Alda. Este é o caso, por exemplo, do DP Delivery, idéia dada por um Gerente de Operações para otimizar o recolhimento de atestados médicos e outros documentos, para encaminhá-los ao departamento pessoal. Antes da sugestão, cada um dos supervisores recolhia os documentos e levava ao DP. Agora, a situação se inverteu. Isto é, um dos funcionários do DP passa recolhendo os documentos em cada departamento, num horário e dia combinado. Esta simples sugestão evita o deslocamento dos supervisores, favorecendo a dinâmica do trabalho na operação, diminui o fluxo intermitente de pessoas no DP e ainda agiliza o tempo do processamento dos documentos no departamento, já que chegam todos de uma só vez.

Além disso, o programa também funciona como uma campanha de incentivo para a operação de contact center. Isto significa que, colaboradores que acumularem 250 pontos, dados após avaliação de critérios como produtividade e absenteísmo, entre outros, são premiados com um pin especial chamado de pin Atendimento. Para estimular ainda mais, a cada mês, as melhores atitudes e os que mais se destacam no atendimento, são eleitos por uma comissão de gestores e ganham espaço especial no quadro “Atitude em Foco”. O destaque rende também um troféu especial, dado ao supervisor da área, pelo mérito.

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