Sete erros de um líder

Autor: Roberto Medeiros
Um dos assuntos mais comentados e estudados dos últimos tempos é a questão da liderança e de como ela pode ser aplicada nas empresas. São diversos pontos que permeiam como ser um bom líder, como ser um líder que as pessoas se espelhem, como ser um gestor respeitado e etc. Baseando-nos na vasta literatura que podemos encontrar sobre esses assuntos, nos deparamos com a seguinte pergunta: existe realmente uma fórmula ou uma receita de como ser um bom líder de uma equipe?
Cada vez mais as situações do dia a dia nos colocam para lidar com uma diversidade tão grande de pessoas vindas de culturas, valores, histórias de vida e com percepções de mundo tão distintas das nossas, que talvez nos façam perceber que você deva se adequar a cada situação e a cada pessoa usando diferentes estilos e traços de liderança. Partindo dessa premissa é mais fácil pensar no que NÃO fazer, e que com certeza lhe ajudará a ter sua equipe mais engajada, comprometida e porque não, mais feliz.
1. Trate todos da mesma maneira
As pessoas são diferentes, pensam de formas distintas, tem preferências e gostos variados, então por que deveríamos tratá-las de formas iguais? O jeito que uma pessoa prefere ser comunicada, elogiada e criticada com certeza é diferente de outra da mesma equipe, portanto, você líder, deve saber “mapear” os estilos de cada pessoa da sua equipe para ser cada vez mais assertivo em suas comunicações e interações. Com certeza isso trará resultados muito positivos na produtividade de sua equipe e na forma que eles o vêem.
2. Aja diferente do que fala
A equipe é o reflexo de seu líder e de suas atitudes e não do seu discurso. Portanto crie uma coerência entre suas ações e o que fala, seja para se espelharem em suas atitudes como para criticá-las posteriormente. Lembre-se: você está sendo observado a todo o momento por sua equipe. Não cobre um comportamento de sua equipe que você não demonstra no seu dia a dia.
3. Guarde conhecimento
Guardar conhecimento é uma coisa que você deve fazer caso queira demonstrar insegurança, inexperiência e instabilidade emocional, passando a todos que se sente ameaçado pela sua própria equipe. Agora caso não deseje que as pessoas tenham essa imagem de você, faça de seu conhecimento um patrimônio público. Você se surpreenderá com o canal que acabará criando com uma pessoa quando você a ajuda a resolver um problema, ou a ensina a realizar algum procedimento que você domina.
4. Subestime a inteligência de sua equipe
Não seja objetivo e seguro em suas comunicações, seja prolixo, redundante e tente passar uma imagem não coerente com o momento que a empresa está passando. Esse é um ótimo caminho para manchar sua imagem como líder. Um exemplo é que muitos gerentes conduzem e manipulam reuniões para dar a falsa sensação de que tudo está sendo decidido em conjunto, sendo que a decisão já foi tomada previamente, ou até mesmo antes da reunião começar. As pessoas poderão perceber essa manobra e se sentirem ofendidas, além de você cair em descrédito. Seja transparente, fale a verdade, jogue limpo, lembre-se que sua equipe poderá te cobrar de todas as suas ações.
5. Não dê importância para o desenvolvimento pessoal e profissional de sua equipe
Todas as pessoas querem e precisam de crescimento profissional, e você como um líder tem a obrigação de fornecer as ferramentas necessárias para desenvolver sua equipe e ajudá-las nesse percurso.  Crie com cada membro de sua equipe um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) contendo objetivos pessoais e profissionais de desenvolvimento no início do ano. Feito isso agende encontros recorrentes para realizarem o acompanhamento desses objetivos e monitorarem se estão progredindo da forma esperada. Se mostre disponível e interessado no desenvolvimento de sua equipe e lembre-se, que uma vez líder, você passará a ser avaliado pelo desempenho de sua equipe, portanto invista na evolução deles.
6. Não explique o porquê
Aquela história de “porque sim” não existe. Isso mostrará a todos que você está inseguro quanto ao seu conhecimento e ao cargo que ocupa, além de passar um ar de superioridade que não te trará bons frutos. Sempre explique todo o contexto de uma atividade, o porquê daquela ação, o impacto que elas terão no todo e se colaborador possui alguma sugestão de como realizar aquilo de outra forma. Isso trará um sentimento de real importância para sua equipe, que um líder não vai querer ignorar.
7. Fale mais do que escute
Quando estamos em uma função operacional, ouvimos nosso superior sempre dar a última palavra, ser a voz ativa da reunião, aonde a maioria das pessoas o escuta. Agora, você na posição de liderança quer aproveitar e falar tudo o que não lhe deram oportunidade. Errado!
Um bom líder não perde a chance de ouvir sua equipe, demonstrando real interesse no que estão dizendo, sempre aberto para opiniões, criando e estabelecendo juntos um canal aberto para que todos se sintam importantes e parte do todo.
Por outro lado, utilize o tempo enquanto escuta para refletir e falar no momento certo, dando a todos um exemplo onde você utiliza a contribuição dada por todos para criar realmente uma posição final. Que tal lembrar desses pontos no seu dia a dia? Faça um teste, comece a evitar essas situações praticando as dicas acima, e prepare-se para ser visto de uma forma diferente.
Roberto Medeiros é pós graduando em gestão de serviços e gerente de serviços da SOU.

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