Siemens expande serviços de gestão de rede


Por meio do supervisionamento ininterrupto, o Network Operations Center (NOC) da Siemens Enterprise Communications atua de forma pró-ativa e preventiva para garantir a disponibilidade e o desempenho da infra-estrutura de comunicação dos clientes, abrangendo redes de dados, voz ou Voz sobre IP (VoIP). Com a aquisição das ferramentas da CA – companhia de software para gerenciamento de ambientes de TI – e a ampliação da infra-estrutura do NOC, a empresa pretende aumentar o escopo de serviços gerenciados para redes convergentes de voz e dados.

Segundo Armando Alvarenga de Souza, CEO da Siemens Enterprise Communications Brasil, os investimentos realizados desde 2004 capacitam plenamente a companhia para a prestação de serviços de gerenciamento de redes. “Em setembro de 2004 inauguramos o Network Operations Center para América Latina. A construção deste centro no Brasil fortaleceu a posição do país como plataforma de desenvolvimento de serviços TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação). Em fevereiro do ano passado, foi incorporado ao NOC o Centro de Operação de Segurança Digital (SOC)”, lembra Souza.

Os investimentos realizados em capacitação e certificação de profissionais, automação de processos e aquisição de ferramentas visam garantir a qualidade, disponibilidade e desempenho da infra-estrutura de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), independentemente dos fabricantes dos equipamentos que o cliente possua. Com este capital intelectual, associado ao pacote de solução desenvolvido, a Siemens Enterprise Communications pretende ampliar o escopo de prestação de serviços de gerenciamento remoto de rede de dados.

Em 2006, a venda de serviços de valor agregado (VAS) representou 46% do faturamento da empresa. Para 2007, a previsão é crescer até duas vezes mais que o mercado. Atualmente, o NOC gerencia em tempo real mais de uma centena de clientes, monitorando o comportamento da rede de comunicação de cada um. O centro realiza atendimento sem interrupção 7 dias por semana, 24 horas e presta serviços de monitoramento pró-ativo de disponibilidade e desempenho, service desk, serviço de bilhetagem e gerenciamento da capacidade, tendo como base contratos de SLA (Service Level Agreement).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima