A Direct Talk anunciou o lançamento da solução Ativo Inteligente. Voltado para o telemarketing ativo, o sistema ajuda na identificação correta e detalhada do target, ao integrar a tecnologia da empresa ao knowhow de análise e estatística da DTM Marketing de Relacionamento – ambas do Grupo Direct. O modelo estatístico aplicado ao software cria indicadores com objetivo de aumentar as taxas de sucesso em vendas e cobrança.
Filtros de listagem mostram, previamente à abordagem dos clientes, com quais pessoas determinada negociação tem mais chances de ser efetivada. Assim, deixa-se de utilizar aleatoriamente um mailing com milhares de nomes, o que é bastante comum no segmento de callcenters, e passa-se a ter em mãos um mailing com detalhes sobre cada consumidor que receberá o contato – uma abordagem planejada. Quem é o cliente, onde está, preferências de consumo, cultura de pagamento, classe social, horários mais propícios para a ligação e diversas outras informações transformam-se em estratégia.
O software é retroalimentado por todos os bancos de dados existentes na companhia: cadastros, Serasa, relatórios de atendimento e de abordagem, entre outros, e avalia constantemente o que acontece durante o processo. Desta forma, a cada passo, os dados tornam-se mais ricos e refinados, elevando as taxas de acerto. “Se o software tiver registrado que determinada pessoa prefere ser contatada no final do dia, assim será feito. Não adianta ligar para este consumidor pela manhã, pois ele não estará disposto a ouvir. É perda de tempo e de dinheiro”, diz Rodrigo Zimerman, diretor de unidade de negócios de callcenters da Direct Talk.
Se um cliente de cartão de crédito, por exemplo, paga a fatura todos os meses com cinco dias de atraso, não adianta ligar antes dos cinco dias, porque este é o procedimento normal daquele consumidor. “A informação será usada de forma inteligente e o callcenter fará a abordagem daquela pessoa se ela passar mais de cinco dias sem acertar a conta”, acrescenta o executivo. A DTM Marketing de Relacionamento atua neste processo junto aos callcenters ao coletar e fazer com que o modelo estatístico aplicado às informações se ajuste automaticamente ao Ativo Inteligente. Ou seja, o software padroniza o modelo e a equipe analisa e interpreta os dados, condensando o comportamento do consumidor.