Na próxima segunda-feira (17) o Marcio Pochmann, presidente do Ipea, apresentará uma pesquisa inédita, nomeada “A trajetória da terceirização”. A pesquisa é um instrumento para se conhecer melhor a evolução do trabalho terceirizado no Brasil. Como base foi utilizado um conjunto de dados sistematizados para o estado de São Paulo, a partir de informações geradas pelo Ministério do Trabalho e Emprego – Relação Anual de Informações Sociais – e pelo Sindeepres.
Na primeira parte há uma descrição geral do perfil do trabalhador ocupado desde a década de 1980. A segunda parte trata da evolução das relações de trabalho nas empresas de uso de mão de obra terceirizada. Entre os temas abordados estão a evolução da quantidade de empregados e empresas de terceirização; a evolução da composição dos empregados em estabelecimentos de terceirização, segundo escolaridade; a evolução real do salário médio dos empregados em estabelecimentos de terceirização; a participação relativa das mulheres no total dos empregados em estabelecimentos de terceirização, entre outros.
Pochmann dará continuidade à série de estudos sobre terceirização, que teve início em 2008 com três pesquisas sobre o setor: a transnacionalização da terceirização na contratação do trabalho, a superterceirização dos contratos de trabalho e a sindicalização no emprego formal terceirizado no estado de São Paulo; uma parceria com o Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra, Trabalho Temporário, Leitura de Medidores e Entrega de Avisos do Estado de São Paulo – Sindeepres.
Serviço:
Data: 17 de outubro
Horário: 14h30 até às 17h
Local: Hotel Intercontinental (Al. Santos, 1.123 – São Paulo/SP)