Apesar do pessimismo de muitos por conta do momento da economia brasileira, os investimentos em soluções de relacionamento com cliente pelas empresas, seja para conquistar um diferencial competitivo, seja para reduzir custos, devem crescer. Com os desafios, investir em soluções de relacionamento pode ser uma das saídas para se diferenciar, assim como reduzir custos sem perder qualidade, segundo Alberto Sampaio de Oliveira, diretor de relacionamento com cliente da VoxAge. “Em períodos de crise é que surgem grandes oportunidades, em especial porque as empresas precisarão contar com tecnologias para atender a demanda sem precisar aumentar seus quadros de funcionários.”
Diante disso, a empresa espera crescer pelo menos 20%. Para alcançar o objetivo, o diretor conta que a VoxAge continuará apostando muito nas estratégias de marketing, reforçará a equipe comercial com a contratação de competências para atuação em verticais estratégicas, além de continuar investindo pesado na evolução dos produtos, serviços e soluções. Em entrevista exclusiva, Oliveira dá a sua visão de como deve ser esse ano para o mercado de tecnologia de gestão de clientes, bem como destaca as expectativas da VoxAge.
Callcenter.inf.br – O que o Sr. espera para o mercado esse ano?
Oliveira: Como já amplamente divulgado, as perspectivas para 2015 não são nada animadoras em termos econômicos. Por outro lado, com as dificuldades a serem enfrentadas pelas empresas, investir em soluções de relacionamento com cliente pode ser uma das saídas para diferenciação competitiva. Outra questão relevante nestes momentos de dificuldades econômicas é a necessidade de redução de custos, e soluções de autoatendimento nas centrais de relacionamento com cliente são boas iniciativas para atender essa demanda.
Qual deve ser o grande desafio das empresas no relacionamento com os clientes?
Sem dúvida que o grande desafio será fazer Mais, com Menos e Melhor (3 M´s). Dada à necessidade das empresas em reduzir seus custos, melhorar os resultados operacionais e crescer em receitas sem crescer os custos na mesma proporção, as empresas serão obrigadas a buscar soluções que permitam atender a um contingente ainda maior de clientes sem que seja necessário aumentar de maneira significativa o número de atendentes e supervisores e lógico, procurando oferecer um nível de serviço ainda melhor aos seus clientes.
Quais são os planos da VoxAge?
Agora que a VoxAge já se consolidou com a oferta de soluções integradas, completas e multicanais para contact center, nossa estratégia é investir cada vez mais no desenvolvimento e oferta de soluções de auto atendimento como URA Humanizada com Reconhecimento de Voz, automatização de conversas através do web chat utilizando atendentes virtuais, FAQ inteligente, disparo de mensagens de voz para os clientes com interações, automatização das filas de atendimento, etc.
Qual a meta de crescimento em 2015?
Na contramão do cenário pessimista traçado pelos principais economistas para o Brasil no próximo ano, a VoxAge acredita muito nas empresas brasileiras e as multinacionais que estão operando no país que deverão investir na melhoria do relacionamento com seus clientes como forma de superar as dificuldades e melhorar seus resultados. Em períodos de crise é que surgem grandes oportunidades, em especial porque as empresas precisarão contar com tecnologias para atender a demanda sem precisar aumentar seus quadros de funcionários. Nossa expectativa é que o crescimento da VoxAge seja de pelo menos 20% superior ao resultado de 2014. Para alcançar este objetivo, a empresa continuará apostando muito nas suas estratégias de marketing, reforçara a equipe comercial com a contratação de competências para atuação em verticais estratégicas, além de continuar investindo pesado na evolução de seus produtos, serviços e soluções.
O que trarão de novidade?
Em 2015, a palavra de ordem dentro da VoxAge será inovação, inclusive com a criação de uma área focada nesta iniciativa, a GIVA – Grupo de Inovação VoxAge, formada por um grupo de especialistas. Vem muita coisa boa por aí.