Pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a Amazon Brasil, revela o comportamento de compra on-line e no uso do carrinho virtual pelos brasileiros
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva, em parceria com a Amazon Brasil, aponta que o carrinho virtual está transformando a experiência dos consumidores no comércio eletrônico. Mais do que um espaço para guardar produtos, ele se tornou uma ferramenta indispensável de planejamento, economia e lazer. O levantamento aponta que 95% dos brasileiros já incorporaram o hábito de usar o carrinho virtual para decidir se iria ou não finalizar a compra, sendo que 74% o utilizam para evitar compras impulsivas e 72% o enxergam como uma “lista de sonhos”, transformando a seleção de itens em uma atividade prazerosa.
O estudo tem como objetivo compreender o comportamento dos consumidores em relação às compras digitais e à integração do carrinho virtual em suas jornadas. “A pesquisa reflete nosso compromisso de sempre atuar sob a perspectiva dos consumidores. Nosso foco é estarmos atualizados sobre as preferências, hábitos e expectativas dos brasileiros, para evoluir continuamente e oferecer as melhores experiências aos nossos clientes”, garantiu Camila Nunes, diretora de marketing da Amazon Brasil. Os dados revelam que os consumidores buscam cada vez mais economia, planejamento e agilidade em suas compras digitais, integrando esses aspectos à diversão e à possibilidade de sonhar.
Brasileiro transforma carrinho virtual em vitrine de desejos
A pesquisa apontou que 34% afirmaram passar entre 30 minutos a mais de uma hora nesse processo, um hábito comparado por 73% à experiência de admirar vitrines em lojas físicas. Além disso, 61% dos consumidores disseram sentir prazer e se divertir ao adicionar produtos no carrinho, em sites e aplicativos de compras. O estudo aponta que a interação do consumidor digital com carrinhos virtuais tem se tornado um espaço de lazer, onde é possível sonhar, explorar itens desejados e se divertir ao simular compras, com brasileiros dedicando cada vez mais tempo a essa seleção.
As compras digitais ampliaram as opções de categorias de interesse dos consumidores, com o carrinho presente em diversas áreas, incluindo alimentos e bebidas. Entre os itens mais procurados estão roupas e calçados, que lideram a preferência de 88% dos consumidores, seguidos por eletroportáteis e eletrônicos (78%), produtos de higiene e beleza (66%), móveis e decoração (62%), livros e papelaria (53%), brinquedos e jogos (52%) e alimentos e bebidas (43%).
“Temos a confirmação de uma tendência que a Amazon já acompanha de perto: o carrinho de compras evoluiu para uma ferramenta de planejamento e descoberta. Além de permitir adicionar produtos ao carrinho, disponibilizamos ferramentas pensadas para esse planejamento como, por exemplo, alertas na redução de preços dos produtos que estão nele. Nosso objetivo é possibilitar que os clientes explorem, planejem e finalizem suas compras no momento ideal”, destacou Camila.
Carrinho cheio, compra consciente
Os carrinhos virtuais também passaram a ser aliados dos brasileiros em compras estratégicas, com consumidores cada vez mais atentos às oportunidades de economizar e planejar suas aquisições. Entre os entrevistados, 82% utilizam o espaço para monitorar preços, enquanto 76% ajustam os itens de acordo com o valor total da compra.
A pesquisa revela que 76% dos consumidores aguardam eventos promocionais para concluir suas compras, enquanto 92% demonstram interesse em receber sugestões de descontos, e 87% em alertas sobre alterações de preços nos itens adicionados ao carrinho. Esse comportamento indica hábitos de compras digitais fundamentados na organização, na pesquisa e na busca por vantagens reais. A decisão final de compra é influenciada não apenas pela escolha do produto, mas também por fatores como frete grátis, mencionado por 95% dos entrevistados, descontos e promoções (94%), entregas rápidas e garantia de menor preço (88%) e condições de parcelamento mais vantajosas (75%).
De acordo com os dados, as etapas das compras digitais combinam razão, emoção e estratégias de escolha, com o carrinho virtual desempenhando um papel central no monitoramento de preços, na busca por descontos e na avaliação de prioridades. A decisão final também é frequentemente influenciada por pesquisas, avaliações e comentários de outros consumidores. Entre os fatores que levaram 95% dos entrevistados a desistirem de itens ou do pedido completo estão: frete muito caro (75%), prazo de entrega muito longo (62%), preferência por outra loja (39%), finalização de compra burocrática (35%) e condições de parcelamento insatisfatórias (34%).
De acordo com a executiva, “a pesquisa reforça que estamos no caminho certo para oferecer uma experiência de compra cada vez mais completa – desde a busca pelo produto ideal, bons preços, frete grátis, entregas rápidas, métodos de pagamento facilitados, que reflete a diversidade de interesses dos consumidores. Nosso compromisso com os brasileiros é de longo prazo, e continuaremos investindo e inovando para trazer ainda mais conveniência, variedade e entretenimento aos nossos clientes”.