Classes D e E lideram crescimento do consumo fora do lar no Brasil

Pesquisa da Worldpanel aponta alta de 35% na frequência de compras do grupo social

O consumo fora do lar segue em expansão no Brasil, com destaque para o aumento de 29,2% na frequência de visitas aos pontos de venda de janeiro até junho de 2025, comparando com o mesmo período do ano anterior. É o que revela o mais recente estudo Consumer Insights, produzido pela Worldpanel by Numerator.

A pesquisa mostra que os brasileiros continuam encontrando formas de manter o consumo fora do lar, ainda que com maior fragmentação das compras. O comportamento é observado em todas as faixas sociais, com destaque para as classes DE, que apresentaram o maior crescimento na frequência (+35%), mesmo com quedas no volume por viagem (-4%) e no tíquete médio (-4%). Todas as regiões do País acompanham essa tendência, com exceção da Grande São Paulo, onde há, de fato, uma retração do consumo fora do lar, que é puxada quase exclusivamente pela classe AB.

Já Norte e Nordeste (NNE) despontam como o mercado com a maior frequência de compra – 28% acima da média nacional, com 10 visitas a mais por ano. Apesar de apresentarem tíquete médio 9% abaixo da média, os consumidores locais intensificam as compras com foco em conveniência matinal, destacando categorias como bebidas quentes, docinhos e tortas, bolos industrializados e sanduíches.

A busca por praticidade no dia a dia, inclusive, é responsável por recolocar categorias funcionais no centro do consumo fora do lar. Bebidas não alcoólicas (+10,7% em unidades até junho de 2025), snacks salgados (+3,3%) e lanches (+2,8%) superaram o incremento de pratos e refeições (+2,6%).

A fragmentação das compras impulsiona, ainda, a omnicanalidade. Os brasileiros estão acessando, em média, oito canais diferentes para consumir fora de casa – um a mais do que no mesmo período de 2024. O movimento ocorre em todos os grupos sociais, com destaque para a classe DE, que passou a acessar dois canais adicionais no comparativo anual.

Nesse contexto, espaços cotidianos e de fácil acesso ganharam protagonismo, como cantinas (+3,6% em contribuição em ocasiões até junho de 2025) e canal moderno (+2,8%). Em contrapartida, bares, boates e baladas registraram queda (-0,9%).

Além da diversificação de canais, os consumidores estão ampliando as formas de pedido. A combinação entre consumo no local, retirada e delivery atingiu 34,1% de penetração até junho de 2025 — crescimento de 8,0 pontos percentuais em relação ao período anterior. A retirada se destaca como principal resposta à rotina acelerada, com alta liderada pelas regiões NNE e interior de São Paulo.

“Com esse cenário, 70% dos canais fora de casa ganham penetração. O consumidor está mais aberto à experimentação, menos leal aos pontos de venda e priorizando conveniência, agilidade e acesso. Essa nova dinâmica de consumo exige maior adaptação das marcas e dos varejistas para atender a múltiplos momentos, perfis e necessidades dos brasileiros”, comentou Giulia Guerra, gerente de contas da Worldpanel by Numerator.

Metodologia

O “Consumer Insights”, da Worldpanel by Numerator, é um estudo trimestral que reúne dados dos três principais painéis da empresa.

O “Painel Consumo In Home” representa os hábitos de compra de 60 milhões de lares no Brasil, analisando o comportamento de consumo dentro do lar. O “Painel de Uso” aprofunda como os produtos adquiridos são, de fato, utilizados pelas pessoas dentro desses lares – com base em mais de 53 bilhões de ocasiões de uso em Alimentos e Bebidas. Já o “Painel Out of Home” acompanha o consumo fora de casa, com amostra que representa 158 milhões de indivíduos. Todos os painéis possuem cobertura nacional, oferecendo uma visão completa dos hábitos de consumo dos brasileiros.

Deixe um comentário

Rolar para cima