Pesquisa da Worldpanel aponta alta de 35% na frequência de compras do grupo social
O consumo fora do lar segue em expansão no Brasil, com destaque para o aumento de 29,2% na frequência de visitas aos pontos de venda de janeiro até junho de 2025, comparando com o mesmo período do ano anterior. É o que revela o mais recente estudo Consumer Insights, produzido pela Worldpanel by Numerator.
A pesquisa mostra que os brasileiros continuam encontrando formas de manter o consumo fora do lar, ainda que com maior fragmentação das compras. O comportamento é observado em todas as faixas sociais, com destaque para as classes DE, que apresentaram o maior crescimento na frequência (+35%), mesmo com quedas no volume por viagem (-4%) e no tíquete médio (-4%). Todas as regiões do País acompanham essa tendência, com exceção da Grande São Paulo, onde há, de fato, uma retração do consumo fora do lar, que é puxada quase exclusivamente pela classe AB.
Já Norte e Nordeste (NNE) despontam como o mercado com a maior frequência de compra – 28% acima da média nacional, com 10 visitas a mais por ano. Apesar de apresentarem tíquete médio 9% abaixo da média, os consumidores locais intensificam as compras com foco em conveniência matinal, destacando categorias como bebidas quentes, docinhos e tortas, bolos industrializados e sanduíches.
A busca por praticidade no dia a dia, inclusive, é responsável por recolocar categorias funcionais no centro do consumo fora do lar. Bebidas não alcoólicas (+10,7% em unidades até junho de 2025), snacks salgados (+3,3%) e lanches (+2,8%) superaram o incremento de pratos e refeições (+2,6%).
A fragmentação das compras impulsiona, ainda, a omnicanalidade. Os brasileiros estão acessando, em média, oito canais diferentes para consumir fora de casa – um a mais do que no mesmo período de 2024. O movimento ocorre em todos os grupos sociais, com destaque para a classe DE, que passou a acessar dois canais adicionais no comparativo anual.
Nesse contexto, espaços cotidianos e de fácil acesso ganharam protagonismo, como cantinas (+3,6% em contribuição em ocasiões até junho de 2025) e canal moderno (+2,8%). Em contrapartida, bares, boates e baladas registraram queda (-0,9%).
Além da diversificação de canais, os consumidores estão ampliando as formas de pedido. A combinação entre consumo no local, retirada e delivery atingiu 34,1% de penetração até junho de 2025 — crescimento de 8,0 pontos percentuais em relação ao período anterior. A retirada se destaca como principal resposta à rotina acelerada, com alta liderada pelas regiões NNE e interior de São Paulo.
“Com esse cenário, 70% dos canais fora de casa ganham penetração. O consumidor está mais aberto à experimentação, menos leal aos pontos de venda e priorizando conveniência, agilidade e acesso. Essa nova dinâmica de consumo exige maior adaptação das marcas e dos varejistas para atender a múltiplos momentos, perfis e necessidades dos brasileiros”, comentou Giulia Guerra, gerente de contas da Worldpanel by Numerator.
Metodologia
O “Consumer Insights”, da Worldpanel by Numerator, é um estudo trimestral que reúne dados dos três principais painéis da empresa.
O “Painel Consumo In Home” representa os hábitos de compra de 60 milhões de lares no Brasil, analisando o comportamento de consumo dentro do lar. O “Painel de Uso” aprofunda como os produtos adquiridos são, de fato, utilizados pelas pessoas dentro desses lares – com base em mais de 53 bilhões de ocasiões de uso em Alimentos e Bebidas. Já o “Painel Out of Home” acompanha o consumo fora de casa, com amostra que representa 158 milhões de indivíduos. Todos os painéis possuem cobertura nacional, oferecendo uma visão completa dos hábitos de consumo dos brasileiros.