Aumentar as vendas, o faturamento e também o lucro são alguns dos objetivos das empresas. Em tempos de crise econômica, esse caminho, que já é repleto de desafios, ganha mais obstáculos, onde se destaca a diminuição do poder de compra de clientes e consumidores.
Esta é uma época propícia para se rever os processos da organização, especialmente na gestão da equipe de vendas, pois o vendedor é um importante agente de mudança e na realização das metas financeiras. Este profissional precisa ter uma atuação orientada para o mercado, na qual ele passa a agir como um consultor estratégico do cliente e está na linha de frente da construção de relacionamentos estáveis e duradouros com este público. Ele contribui fortemente para a coordenação das ações e controle dos resultados da empresa.
O vendedor de hoje deve contar com plataformas de TI, como a de CRM, a fim de identificar grupos de clientes e consumidores e formatar o planejamento para os principais, tendo em vista os que são os clientes de maior potencial (CMP; e os que são os clientes de maior valor (CMV). O setor de vendas deve atuar integrado ao departamento de Marketing, para juntos analisarem as oportunidades e ameaças, e também com o telemarketing ou atendimento ao consumidor, que servem como termômetros para avaliar a satisfação
Além deste alinhamento com a organização, estas são seis atitudes fundamentais dos campeões de vendas:
CORTESIA: a habilidade de fazer com que o cliente se sinta bem-vindo e respeitado, criando um clima ideal para vender.
EXCLUSIVIDADE: o grau de cuidado e atenção individual que o vendedor dedica aos clientes, transmitindo a percepção de atendimento exclusivo, motivando-os a retribuir com a compra.
COMPROMETIMENTO: a capacidade de fornecer sempre o que foi prometido e com exatidão, transmitindo confiança e respeito profissional.
COMPETÊNCIA: o conhecimento que o profissional demonstra ter para os clientes; e sua capacidade de transmitir confiança e credibilidade, possibilitando avançar que permitam vendas adicionais.
SOLUÇÃO RÁPIDA: a disposição em ajudar os clientes de imediato para aproveitar o impulso de compra e também na resolução de possíveis problemas.
INTEGRIDADE: a habilidade de deixar claro para os clientes e consumidores, que eles podem contar e confiar no profissional, criando a condição para a fidelização.