Bons preços e comodidade são os diferenciais que o brasileiro procura na hora de realizar compras online. Ao menos, é isso que mostra a nova pesquisa realizada pelo Groupon, entre os dias 25 e 27 de julho com 1.011 consumidores brasileiros. O objetivo do estudo era de conhecer o comportamento de compra online e comemorar o sexto ano da companhia no País.
De acordo com os dados, 72% dos entrevistados utilizam aplicativos e sites de e-commerce ao menos uma vez por semana e 69% afirmam que a principal razão para comprar online são os descontos. Um resultado similar ao obtido no ano anterior, no qual o desconto foi escolhido como o fator número um para se comprar online, entre sete outros itens (preço, marca, atendimento, garantia, entrega e qualidade).
“Hoje em dia, os apps de e-commerce são grandes aliados do consumidor. É possível pesquisar e comparar preços a qualquer hora e em qualquer lugar”, diz João Pedro Serra, country manager do Groupon Brasil. “O app do Groupon, por exemplo, permite que o usuário compre serviços e experiências com desconto inclusive quando ele já estiver dentro do estabelecimento”, completa.
Outro dado que comprova o potencial das vendas via Internet é o de que 59% dos consumidores afirmam que mais de 50% de suas compras são realizadas por meio de plataformas online. Incluindo também a aquisição de ingressos e vouchers para atividades de lazer e entretenimento.
Entre os passeios mais apreciados pelo consumidor brasileiro estão as experiências gastronômicas e as viagens, que tiveram 55% e 29% dos votos, respectivamente. Aliás, o desejo de conhecer locais diferentes e inusitados é o que motiva 69% dos entrevistados a comprar experiências. Mesmo assim, não há excessos: 57% afirmam que as aquisições realizadas via Internet são fruto de amplas pesquisas e que são planejadas de acordo com o orçamento.