A 1001 utilidades

Existem algumas marcas que, simplesmente, não saem da nossa cabeça. Seja por um jingle ou bordão marcante, quando se lembra de determinados produtos, geralmente tem uma marca que vem logo à cabeça. Um dos segmentos que possui essa empresa “mítica” é o de esponja de aço. É difícil não lembrar da Bombril e as “1001 utilidades”. “É importante conquistar esta referência, e mais importante ainda é mantê-la por quase 70 anos”, afirma Marcos Santana, gerente de marketing da Bombril. Mas para manter esse longo relacionamento com o cliente firme, não basta só lograr da reputação que conquistou. Os laços têm de ser renovados sempre.
Em 2011, a marca criou a Casa Bombril. Lá, funciona uma universidade onde eles oferecem cursos de formação para empregadas domésticas. Até o momento, foram formadas cerca de 1.500 profissionais. “Nesta universidade, ouvimos das próprias domésticas suas principais necessidades em termos de produtos diferenciados e recebemos novas ideias e sugestões, que levamos para o nosso setor de desenvolvimento de novos produtos”, explica Santana.
A Bombril ainda procura investir em propagandas nas quais o público alvo é bem definido: as mulheres. E hoje elas são bem diferentes de quando a marca surgiu. Para acompanhar essa evolução, em 2010, a empresa lançou uma nova campanha chamada “Mulheres Evoluídas”. Com isso, eles buscaram também rejuvenescer a marca e torná-la mais próxima dessa nova mulher brasileira, mais independente e que tem o poder de compra dentro de casa. “A cação tem dado certo e tem trazido cada vez mais a jovem mulher para perto da Bombril. É filosofia da empresa realizar ações em prol da mulher, por isto investimos em patrocínios de mulheres nos esportes, na cultura, na música etc”, ressalta o gerente de marketing.
Porém, para a marca ficar de vez na cabeça dessa nova mulher, foi criado um novo bordão. Sai de cena o “1001 utilidades” e entra “Bombril: Os produtos que evoluíram com as mulheres”. Além disso, outro ponto marcante da marca é o logo em formato oval na cor vermelha e escrito em branco o nome da empresa. Logo esse reconhecido por grande parte dos clientes brasileiros. E, claro, está presente em todos os produtos da empresa. “Esses fatores, aliados à qualidade dos produtos, fazem com que sejamos líderes, por exemplo, em esponja de aço, com 70% de mercado; desinfetantes (com as marcas Pinho Bril, Kalipto e Lysoform) e com os saponáceos, como apontam as pesquisas que encomendamos com o Instituto Kantar”, destaca Santana.

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