Existem algumas marcas que, simplesmente, não saem da nossa cabeça. Seja por um jingle ou bordão marcante, quando se lembra de determinados produtos, geralmente tem uma marca que vem logo à cabeça. Um dos segmentos que possui essa empresa “mítica” é o de esponja de aço. É difícil não lembrar da Bombril e as “1001 utilidades”. “É importante conquistar esta referência, e mais importante ainda é mantê-la por quase 70 anos”, afirma Marcos Santana, gerente de marketing da Bombril. Mas para manter esse longo relacionamento com o cliente firme, não basta só lograr da reputação que conquistou. Os laços têm de ser renovados sempre.
Em 2011, a marca criou a Casa Bombril. Lá, funciona uma universidade onde eles oferecem cursos de formação para empregadas domésticas. Até o momento, foram formadas cerca de 1.500 profissionais. “Nesta universidade, ouvimos das próprias domésticas suas principais necessidades em termos de produtos diferenciados e recebemos novas ideias e sugestões, que levamos para o nosso setor de desenvolvimento de novos produtos”, explica Santana.
A Bombril ainda procura investir em propagandas nas quais o público alvo é bem definido: as mulheres. E hoje elas são bem diferentes de quando a marca surgiu. Para acompanhar essa evolução, em 2010, a empresa lançou uma nova campanha chamada “Mulheres Evoluídas”. Com isso, eles buscaram também rejuvenescer a marca e torná-la mais próxima dessa nova mulher brasileira, mais independente e que tem o poder de compra dentro de casa. “A cação tem dado certo e tem trazido cada vez mais a jovem mulher para perto da Bombril. É filosofia da empresa realizar ações em prol da mulher, por isto investimos em patrocínios de mulheres nos esportes, na cultura, na música etc”, ressalta o gerente de marketing.
Porém, para a marca ficar de vez na cabeça dessa nova mulher, foi criado um novo bordão. Sai de cena o “1001 utilidades” e entra “Bombril: Os produtos que evoluíram com as mulheres”. Além disso, outro ponto marcante da marca é o logo em formato oval na cor vermelha e escrito em branco o nome da empresa. Logo esse reconhecido por grande parte dos clientes brasileiros. E, claro, está presente em todos os produtos da empresa. “Esses fatores, aliados à qualidade dos produtos, fazem com que sejamos líderes, por exemplo, em esponja de aço, com 70% de mercado; desinfetantes (com as marcas Pinho Bril, Kalipto e Lysoform) e com os saponáceos, como apontam as pesquisas que encomendamos com o Instituto Kantar”, destaca Santana.