CEO da Vero Brodo descreve a trajetória de criação da fabricante de caldos naturais, na vertente líquida
De olho na crescente tendência de consumo mais saudável à mesa, surge no Brasil uma nova categoria alimentícia, que são os caldos naturais, na vertente líquida, para concorrer com os feitos em cubos, prometendo mais sabor e nutrientes. Esse movimento se dá com a criação da Vero Brodo, que chega ao mercado brasileiro com uma linha de nove produtos de sabores e propostas diferentes. Respaldada pela capacidade de produção da outra companhia dos mesmos sócios, a GlobalFruit, a nova empresa tem planos de se expandir rapidamente, conforme assegurou Rafael Vaz, CEO da Vero Brodo, hoje (13), durante a 1031ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Oriundo de família empreendedora – filho de Janete Vaz, fundadora do Grupo Sabin -, Rafael conta que desde cedo decidiu enveredar pelo mesmo caminho, começando, em 2014, com um projeto de exportação de açaí, o que lhe abriu a visão para o mercado exterior. Trazendo depois o negócio para o Brasil, ele iniciou a construção da experiência que tem hoje junto ao varejo brasileiro. “Começamos por procurar um parque fabril para produção com certificação de qualidade e nos deparamos com a GlobalFruit, da Zona da Mata mineira, região extremamente forte em fruticultura.” Aproveitando algo que viu muito promissor em outros países, adquiriu, então, a empresa de co-packer, especializada em envase de bebidas.
Nessa caminhada, morando por um tempo nos Estados Unidos, viu o sucesso de um produto que lhe chamou a atenção: os caldos culinários naturais. Começou ali a idealização da Vero Brodo (verdadeiro caldo, em italiano), fundada em sociedade com sua irmã, Raquel Vaz. “Enquanto esses caldos líquidos já tem mercado consolidado lá fora, aqui no Brasil são vendidos em cubos. Notamos, então, a falta de um produto natural, que traga sabor e todos nutrientes, cumprindo o mesmo papel culinário.” Nascido em maio deste ano, o projeto pretende explorar o potencial desse consumo no País, olhando algumas frentes: a abundância de matérias-primas à disposição; e as pesquisas indicando maior preocupação dos brasileiros com a questão da saudabilidade.
Indagado sobre as perspectivas de crescimento como nova categoria no segmento alimentício, Rafael demonstrou otimismo. Um dos motivos é o apoio dado pela GlobalFruit, com capacidade de envasar mais de 12 milhões de litros por mês, disponibilidade de acesso à ingredientes em abundância, e uma cozinha industrial, no Paraná, com planos de chegar à produção de 3 milhões de litros por mês. O outro se dá pela estratégia de marketing adotada. “Convidamos como parceiro de negócio o nutricionista Daniel Cady, que é casado com Ivete Sangalo, uma potência como comunicadora. Eles vão ajudar a divulgar a essência do empreendimento, que é trazer a família para se reunir em torno da mesa, afinal nosso produto traz uma memória afetiva.”
O executivo também esmiuçou o modelo de negócio B2B, tanto da GlobalFruit quando da Vero Brodo, sempre mirando o consumidor final, com a mesma cultura de centralidade no cliente, inclusive no desenvolvimento dos produtos, entre outros assuntos. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1030 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerrará a semana amanhã (14), recebendo Leandro Capolupo, COO e cofundador da BonifiQ, que abordará a gamificação dos programas de fidelidade.