Somente 2% dos gerentes de TI usam seu tempo planejando e apresentando idéias para os gerentes executivos. É o que diz pesquisa encomendada pela LANDesk Software, fornecedora de software integrado para gerenciamento de desktops e dispositivos, da qual participaram 500 gerentes de TI nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e França durante o mês de novembro de 2005.
O estudo, realizado pela Dynamic Markets, mostra que, ao passo que 94% dos gerentes de TI dos Estados Unidos acreditam que estão se tornando cada vez mais estratégicos nas empresas em que atuam, as tarefas administrativas ainda consomem seu tempo. Quando esses profissionais foram questionados sobre quais atividades eles executam normalmente no dia-a-dia, suas respostas revelaram que a maior parte do tempo é gasto na administração (34%) e na resolução de problemas (34%).
Aproximadamente dois terços dos entrevistados informaram que atualmente fornecem aos executivos um relatório por escrito para atualizá-los sobre os problemas de tecnologia, como vulnerabilidade e níveis de conformidade, mas somente 1% destina algum período diário para falar com o departamento de gerência sênior.
A pesquisa mostra ainda que os maiores desafios que os gerentes de TI encararam em 2005 foram manter os sistemas atualizados (50%), totalmente seguros (49%) e implementar projetos em tempo hábil (40%). Em geral, esses profissionais acreditam que a função do departamento de tecnologia tornou-se mais estratégica para as empresas nos últimos 12 meses, mas esse progresso se deve mais aos avanços na tecnologia do que ao suporte no âmbito executivo. Tecnologias móveis, automação e preocupação com segurança elevaram a função do gerente de TI a um consultor indispensável para importantes operações críticas de negócios.
Dessa forma, quando questionados sobre o que os ajudaria a serem considerados mais estratégicos na empresa, os gerentes de TI responderam que novos recursos para automatizar processos diários de sua função. Mais da metade (56%) solicitam orçamentos maiores e melhores ferramentas de software, seguido por aumento da equipe de suporte executivo com 45% das respostas.