Uma marca com valor faz a diferença. Seja na hora da compra, ou mesmo para indicar à um amigo. Uma marca forte influencia na escolha do consumidor por meio dos seus diferenciais e das experiências que proporciona, explica Flavia Altheman, diretora de marketing e comunicação da Casas Bahia. “Quanto mais forte é uma marca mais relevante ela se torna para o consumidor e mais competitiva perante a concorrência”, reforça a executiva, em entrevista exclusiva ao portal ClienteSA.
Ela explica que é por meio do processo estratégico de gestão de marcas que uma empresa define sua identidade com seus valores, seus ideais. “Quando suas ações são colocadas em prática de forma eficiente, coerente com sua estratégia, tornam-se capazes de criar uma proposta de valor”, esclarece Flavia, acrescentando que o principal ponto é trabalhar de forma consistente a estratégia do negócio e da marca entregando valor para todo o seu público. “O trabalho deve ser totalmente alinhado a estratégia do negócio e transmitido em todos os pontos de contato do consumidor aos stakeholders, consolidando assim o posicionamento da marca”, defende.
Nessa receita, a diretora coloca também a importância do relacionamento com os clientes. Segundo Flavia, consumidores satisfeitos é a maior garantia de resultados futuros. “As empresas têm o desafio de serem relevantes, parceiras e verdadeiras, atendendo as expectativas e surpreendendo os consumidores”, afirma.
Como resultado de todo esse trabalho, ela aponta vários ganhos. Internamente, estratégia com objetivo claro, colaboradores que vestem a camisa e processos estruturados. Em fatores externos, imagem consolidada que gera lealdade, relevância e diferenciação. “Já para os acionistas e investidores, a solidez do negócio”, finaliza.