A desafiadora consumidora, é especial?



O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para o varejo, ficando atrás apenas do Natal. E esse ano não deve ser diferente. A CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, prevê crescimento de 5% nas vendas, na comparação com o mesmo período do ano passado. “O cenário econômico mais favorável ao consumo, com juros mais brandos e inflação sob controle, é um incentivo a mais para que os brasileiros aproveitem a data”, comenta, Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.

 

Dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, FCDLESP, apontam que os empresários do setor acreditam num potencial de crescimento de vendas, em média, de 8% a 10% em todo o Estado de São Paulo. No comércio eletrônico não é diferente. A previsão é que esse ano, o setor cresça nominalmente 25%, se comparado ao mesmo período de 2011, alcance faturamento de R$ 950 milhões, segundo a E-bit.

 

Os filhos também estão animados com a chegada do Dia das Mães e devem mexer no bolso para presentear neste ano. Levantamento feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP) revela que 74,2% dos paulistanos pretendem gastar mais de R$ 70 reais no presente. No ano passado, presentes com esse valor representavam a intenção de 72,5% dos entrevistados. Em seguida, estão itens com valor entre R$ 21 e R$ 50, que correspondem à intenção de compra de 14,3% dos entrevistados. Presentes entre R$ 51 e R$ 70 devem representar 10,7% e a minoria (0,8%) pretende gastar menos de R$ 20.

 

Esses gastos serão principalmente em roupas e calçados (37,9%), joias, perfumes e bijuterias (18,2%) e eletrodomésticos (13,5%), de acordo com pesquisa realizada pela ACSP, Associação Comercial de São Paulo, em parceria com a Ipsos, para saber a preferência dos consumidores para o Dia das Mães.

 

O levantamento feito pelo Mercado Livre, realizado pela OH!Panel chama a atenção para a popularidade dos tablets entre as mães. De acordo com a pesquisa, este é o presente que 38,9% das mulheres entrevistadas no Brasil desejam ganhar no Dia das Mães. Em seguida, estão os smartphones com 19,5%  e notebook com 18,2%.

 

Cientes dessas oportunidades, marcas de diferentes setores investiram em ações para conquistar os clientes. O grande destaque desse ano são as campanhas pelas redes sociais, que predominam entre as empresas. Outra grande aposta é na aproximação do contato com os clientes. A Fnac, por exemplo, se preparou para ser uma consultora dos clientes na hora de escolher o presente ideal. “Como uma de nossas datas de maior movimento no ano, reforçamos o atendimento, com treinamentos específicos para cada área”, conta Paula Reis, diretora de comunicação e marketing da Fnac Brasil. A executiva explica que a rede se apóia na forte imagem de referência e sempre elabora sugestões de compra, listas com as melhores opções, para todo tipo de gosto e bolso.

 

Já o Extra Hiper realizou incremento de 15 a 30% nos investimentos em publicidade, pessoal e outra áreas. Uma das principais ações foi o reforço da campanha institucional “Extra por uma vida mais família”. “Estamos no primeiro ano com esse povo posicionamento no Dia das Mães. E a mãe é um dos maiores símbolos que representa a família. Com uma comunicação humana e um serviço impecável nas lojas, queremos conquistar o coração de um de nossos principais clientes”, comenta Jorge Faiçal, diretor de operações do Extra Hiper. Ele reforça ainda que, para a data, em cada uma das seções foram feitos treinamentos técnicos específicos, desde a área de alimentos, para mostrar as inovações em produtos e técnicas de preparo, até às áreas de não-alimentos, com treinamentos de tendências de moda, inovação em eletroeletrônicos e formações especifica em artigos para o lar.

 

Confira as estratégias das empresas para alavancar as vendas no Dia das Mães:

 


Fnac se prepara para ajudar na hora da escolha do melhor presente para a mãe

 


Rede de livrarias Nobel aposta na qualidade dos serviços para alavancar crescimento

 


Campanha institucional da rede de varejo reforça a importância desse público

 


Marca reforça estratégia de aproximação com mães a partir de encontros descontraídos

 


Embalagem comemorativa traz histórias de mães e filhas em momentos inesquecíveis

 


Participantes receberão cartão especial personalizado com fotos dos clientes

 


Aplicativo com ofertas exclusivas para a data será disponibilizado no Facebook

 


Black&Decker cria concursos culturais no Facebook e Twitter

 


Marca investe R$ 30 mi em pesquisa, desenvolvimento de produtos e campanha

 


Cross promove parceria entre Arno e Unilever em ação especial para data

 


Ultragaz cria ação interativa integrando Facebook e Youtube

 


Giuliana Flores prepara ações de marketing para a data

 

Rapidinhas:


 


 


 


 


 

 

Veja as previsões de vendas para a data:

 


Tecnologia e confecções são os setores com as maiores expectativas de vendas

 


Brasileiro deve gastar em torno de R$ 80,00 com o presente do Dia das Mães

 


Fecomercio-SP aponta que 74,2% dos filhos vão gastar mais de R$ 70 com presente

 


Tablets, celulares, smartphones e notebooks são os presentes mais almejados

 


Shoppings de São Paulo esperam aumento de até 50% no fluxo de pessoas para sábado

 


Valor representa crescimento de 25% em relação a 2011, aponta E-bit

 

 

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Autor: Marcos Morita

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