Christina Larroude, diretora de marketing da Minalba Brasil

A diversificação ao sabor do cliente

Diretora de marketing da Minalba Brasil expõe de que forma a expansão do portfólio é assentada em sólidos pilares

Quem quiser entender um pouco do atual momento do mercado, com os novos perfis de consumidores, mudanças dos momentos de consumo e a necessidade de inovação e diversidade no lançamento de produtos, pode olhar para o que a Minalba vem fazendo. Com base em pesquisas formais e informais, a empresa vem expandindo o portfólio de bebidas não-alcoólicas com diversos tipos de água, formatos de embalagens diferentes e se inserindo também nos energéticos e hidrotônicos voltados para o mercado de saudabilidade e esportivo. Esse cenário foi exposto, hoje (29), na 977ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA, por Christina Larroude, diretora de marketing da Minalba Brasil, empresa do Grupo Edson Queiroz, conglomerado multissetorial que tem também a Nacional Gás Butano, a Sistema Verdes Mares, afiliada da Rede Globo no Ceará, e a Esmaltec, especializada na linha branca de eletrodomésticos.

Diante da diversificação do portfólio de produtos, ela foi indagada, logo no começo, sobre o que a companhia tem feito para evitar o risco de erros nos lançamentos das novidades. De acordo com a executiva, o acerto tem se dado pelo grande foco no consumidor, entendendo cada vez mais quais suas tendências de consumo. “Temos, sim, expandido esse portfólio com, por exemplo, cinco marcas de água, nos diferenciando dos outros players porque alcançamos todos os perfis de clientes, oferecendo desde as super premium importadas, como a Perrier e outras, e as nacionais como a São Lourenço, que já nasce gaseificada, a Minalba, que vem de Campos de Jordão, a Nestlé Pureza Vital, a Indaiá, que é mais consumida no Nordeste, e a Petrópolis.”

Christina explicou que a estratégia é pautada na inclinação e no momento de consumo do brasileiro, chegando agora também a expandir para a oferta dos energéticos, categoria que cresce 15% em volume e valor. “Além de disponibilizar essa bebida, que é a nossa marca Night Power, em diferentes apresentações, fizemos um contrato com o lutador de MMA, Minotauro, que nos ajudou a desenvolver um produto voltado para esporte, descaracterizando sua identificação apenas com as noitadas e baladas.” A diretora mencionou também a parceria estabelecida recentemente com a Genoma Lab para distribuição do hidrotônico Sorox, “produto que chegou há apenas um ano e meio ao Brasil e já é líder no segmento farma”, além de contar com as marcas Refri e Citrus.

Ela reforçou que essa diversificação se assenta tanto nas pesquisas formais como no entendimento do contexto, que chamou de o “espírito do tempo”, demandando estar sempre plugado nas redes sociais, sem se esquecer do longo prazo. “Por isso, estudamos muito a questão geracional, com um consumidor buscando cada vez mais saudabilidade, maior consumo em latas, a tendência de redução de açúcar no organismo – razão pela qual lançamos a linha Refri Zero –, uma procura por sabores inusitados e um verdadeiro boom na procura pela água com gás, uma categoria que crescia 10% ao ano, em média, e somente nestes últimos oito meses, as vendas já se expandiram em 21%.”

A diretora também detalhou as diferenças de paladares e hábitos de consumo entre as regiões do País, e chamou a atenção para o fato que nessas categorias das águas – por só poderem sair de uma fonte, sem condições de serem “produzidas” em qualquer lugar – a grande dificuldade, em um país de dimensões continentais, é mesmo de logística, com o aumento dos custos com os combustíveis afetando a precificação dos produtos. Ela falou ainda dos três pilares estratégicos da Minalba. “O primeiro deles é a descomoditização da água, mostrando que não são todas iguais, a segunda é a inovação, alcançando clientes mais conscientes – conduzindo-nos, por exemplo, a vender produtos em lata, por ser totalmente reciclável, e na qual foi possível ter a inscrição em braile nas tampas –, que é o nosso terceiro pilar, o impacto positivo”. Dentro disso, explicou como o conceito ESG está em todas as etapas das ações da empresa, com várias parcerias de responsabilidade social.

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 976  lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (30), com o Sextou, que debaterá o tema “Mercado de Luxo: a atualização aos novos perfis de consumidores”, reunindo Paulo Oliveira, CEO da Wine Trader, Tamara Lorenzoni, consultora especializada em marketing de luxo, e Camila Dulman, head comercial da área de luxo da Social Digital Commerce. Para a próxima semana, já estão agendados, para segunda-feira (02), Darllan Botega, CEO da Ciclic, que abordará a inovação com digital e embedded insurance; na terça, Camila Assis, head de marketing e comunicação externa do Grupo Nós; na quarta, Eduardo Morelli, diretor de operações da Rentcars; e, na quinta, Mariana Lima, gerente de marketing de relacionamento na Construtora Tenda.

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