A era do audiovisual



O mundo vive um momento de grandes mudanças na forma como se dão os relacionamentos. Para Gilson Schwartz, professor do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicação e Artes da USP, as informações serão cada vez mais visuais. “Hoje, as pessoas estão interagindo por frames, vídeos, imagens e mundos virtuais”, comentou durante a 1ª Conferência Internacional de Qualidades de Dados.

 

Segundo Schwarts, essa nova era é o que vem sendo chamada de Web 3.0, com a imersão total no mundo virtual, onde o texto se torna algo dispensável. “As mudanças econômicas e sociais apontam para isso com a base da pirâmide tendo maior acesso aos meios de comunicação e as mulheres chegando ao topo das organizações”, comentou. Esse dois públicos, de acordo com ele, possuem perfis mais propensos ao uso do visual para se comunicar.

 

Porém, essas mudanças trazem desafios. O principal deles é como mensurar essas informações. “É algo ainda novo, porém as empresas precisam se antecipar e desenvolver uma forma de gerenciar essas informações que navegaram em vídeos no You Tube, ou em conversas no Second Life. Os relacionamentos passarão cada vez mais por esse tipo de interação”, disse Schwarts, que coordena a Cidade do Conhecimento da USP, projeto criado para entender como se dá a gestão do conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima