Para atender todas as exigências dos clientes, as empresas se veem impulsionadas a investir em diferentes canais de venda. Na Boa Vista Serviços não é diferente. Segundo Juan Perez, diretor comercial, eles atuam com canais diretos, indiretos e não presenciais. “Nós temos a venda one-to-one, que são os clientes de maior porte (canal direto). Depois temos o que chamamos de canais indiretos, que são os nossos distribuidores e representantes. Também contamos com os canais não presenciais, que são a Internet e telemarketing”, explica. Para o diretor, a venda multicanal em uma empresa é fundamental, uma vez que ela deve estar à disposição do cliente onde e como ele preferir, e não apenas em um único lugar. “Não se pode vender apenas pela internet, ou apenas olho no olho, e sim se disponibilizar. Não é a empresa, e sim o cliente que tem que escolher por onde ele quer se relacionar. Então é essa a grande importância, além de ter todos os canais coordenados e integrados”, afirma Perez.
Entre os canais, o telemarketing é bem conhecido por todos para atender à pessoa física. Mas, segundo o executivo, esse meio é relativamente novo quando se trata de venda B2B. “As vendas por telefone para pessoa jurídica por esse meio tem feito sucesso”, comemora. Além da venda por telefone, o diretor destaca a Internet como aliada das vendas e o valor do e-commerce para o futuro. “Hoje, todo mundo é obrigado a ter uma loja na Internet como mais uma alternativa. Não que esse seja o maior canal de distribuição, mas a tendência é que ele se torne cada vez mais relevante na composição dos diversos canais”, afirma.
Para investir nas diversas formas de venda que supram a necessidade do cliente, Perez acrescenta que as empresas devem pensar, também, na importância de ter toda uma estrutura que suporte todos os canais. “Quando você está vendendo à distância, por exemplo, tem que ter uma estrutura de atendimento, uma estrutura interna que possa atender as demandas desses canais. Você tem processos e tecnologias de plataformas diferentes para uma venda à distância e para uma venda direta”, explica.
Para acompanhar as mudanças do cliente e as tendências do mercado, a Boa Vista conta com uma área de business intelligence. Na visão de Perez, é imprescindível saber o que está acontecendo no setor, para melhorar sempre os negócios. “Nós temos uma área que vai acompanhando a economia, a concorrência e por meio disso, vamos desenvolvendo as estratégias e políticas para o crescimento da empresa e principalmente a evolução de vendas e de faturamento”, conclui.