Autor: Elia San Miguel
Frequentemente, os clientes do Gartner questionam sobre quais tecnologias móveis devem ser observadas para elaborarem as estratégias e políticas de adoção. Destacamos oito principais tecnologias para 2009 e 2010, baseados nos cenários para tecnologias móveis apresentados na última rodada de Conferências Gartner no mundo.
Bluetooth 3.0
Em 2011, nos mercados em que as tecnologias móveis estão desenvolvidas, como na Europa Ocidental, mais de 95% dos dispositivos móveis incluirão Bluetooth como um recurso disponível. Esta penetração será de mais de 80% em média em todo o mundo. A especificação do Bluetooth 3.0 será lançada em 2009 e os primeiros dispositivos com esta tecnologia chegarão por volta de 2010.
O Bluetooth 3.0 habilitará o uso de novas aplicações, tornando possivel a conexão de novos dispositivos móveis periféricos e novas oportunidades de negócios. Também trará consigo desafios de segurança e privacidade renovados, pois permitirá que dispositivos móveis se comuniquem de formas inovadoras, como, por exemplo, ligar e desligar luzes e outros aparelhos eletronicos.
Interfaces móveis de usuário
As interfaces móveis de usuário afetam profundamente a experiência de uso e suporte dos dispositivos móveis. Este será também um mercado de competição intensa em 2009 e 2010, com fabricantes utilizando estas interfaces como diferenciais em seus produtos e plataformas.
Interfaces inovadoras e diversificadas tornarão o desenvolvimento e suporte a aplicações business-to-employee (B2E) e business-to-consumer (B2C) mais complexos. Algumas aplicações terão de ser reescritas para a compatibilidade com interfaces sensíveis ao toque – touch screen. Melhores interfaces tornarão a internet móvel um canal mais acessível para clientes e colaboradores.
Tecnologias de localização
A maioria dos dispositivos móveis já possui recursos de localização. O GPS será uma tecnologia importante, mas não universal. A disponibilidade de aplicações de mapeamento nestes dispositivos (como Google Maps ou Nokia Maps) facilitará o desenvolvimento de aplicações voltadas à localização. Tecnologias Wi-Fi que podem identificar a localização de um dispositivo ou etiqueta de identificação Wi-Fi já estão maduras o bastante para uma adoção em maior escala.
As tecnologias de localização tornam as aplicações móveis mais poderosas e úteis. No futuro, a localização será um componente-chave de aplicações de presença móvel e de redes sociais móveis. Entretanto, as empresas que fornecem tais aplicações deverão estar atentas às questões de privacidade e segurança.
802.11n
O padrão 802.11n permite taxas de transferência Wi-Fi entre 100 Mbps e 300 Mbps. Este padrão provavelmente definirá a performance Wi-Fi por muitos anos. Alguns dispositivos com esta funcionalidade já estão disponíveis e serão compatíveis com a versão final do 802.11n. A comunicação Wi-Fi em alta velocidade interessa aos usuários de streaming de mídia, tanto para uso pessoal quanto profissional.
Telas
As telas de dispositivos móveis limitam várias de suas funções: tamanho, formato, fragilidade e duração da bateria. Algumas aplicações também são limitadas em uma tela menor. Durante 2009 e 2010, algumas tecnologias novas impactarão o mercado:
– Telas de pixels ativos: tecnologias como o OLED permitem uma redução de consumo de bateria de 50% a 70% em comparação com uma tela tradicional.
– Telas passivas: tecnologias como o e-ink são atraentes pois não consomem energia em telas estáticas.
– Picoprojetores: estes projetores são pequenos o suficiente para caber na palma da mão. Por volta de 2010, picoprojetores do tamanho de um dado estarão disponíveis em alguns dispositivos.
Internet no mundo móvel- web mobile e widgets
A internet móvel está surgindo como uma alternativa de baixo custo para a distribuição de aplicações móveis simples para vários dispositivos. Apesar de esta tecnologia possuir algumas limitações que não serão resolvidas até 2010, como a inexistência de um padrão de navegador, as vantagens em termos de Custo Total de Propriedade para aplicações móveis, combinadas com o leque de dispositivos que podem utilizá-las, garantem que esta tecnologia será chave para os mercados B2E e B2C.
Banda larga no celular
Em muitas regiões, é possível obter uma conectividade razoável com o HSPA em comparação com os “hot spots” Wi-Fi. Com o amadurecimento da tecnologia, já é possível encontrar laptops com módulos celulares internos que oferecem um desempenho superior aos cartões e placas USB. Acreditamos que políticas agressivas de preço para a banda larga no celular criarão uma demanda que poderá ser superior ao suportado pela infraestrutura atual de algumas operadoras.
Near Field Communication (Comunicação em área próxima)
O NFC oferece uma maneira simples e segura de comunicação para distâncias de um ou dois centímetros. Esta tecnologia está surgindo como um padrão para aplicações como, por exemplo, pagamento através de dispositivos móveis, vouchers e ingressos virtuais. Alguns dispositivos contendo este recurso já estão disponíveis e esperamos um crescimento ainda maior em 2009 e 2010.
Elia San Miguel é analista de pesquisa do Gartner. O artigo é baseado em pesquisas de Nick Jones, vice-presidente de pesquisas e analista emérito do Gartner.