Henrique Carbonell, CEO e cofundador da F360

A evolução na gestão financeira do pequeno e médio varejo

CEO e cofundador da F360 expõe o crescimento da plataforma que busca atender uma dor do mercado

O empreendedor brasileiro trabalha com o olhar na receita, sempre em busca de vender mais, mas acaba, com isso, negligenciando a eficiência operacional da gestão administrativa e financeira  do negócio, levando-o a perdas até despercebidas. Foi detectando esse fator, agravado pela falta de uma solução que automatizasse e simplificasse a tarefa, que nasceu a F360, há 14 anos. Atualmente, a startup já atende mais de 17 mil pontos de venda, ajudando varejistas brasileiros a economizarem tempo gasto com burocracia, para poderem se dedicar mais às vendas e na experiência do cliente. Contando essa história em detalhes, Henrique Carbonell, CEO e cofundador da F360, participou, hoje (03), da 1062ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

De família de empreendedores, Henrique decidiu, após trabalhar por quatro anos em um grande banco, se juntar ao negócio do pai. Ali percebeu a dor do mesmo em fazer a gestão financeira com os recursos que existiam à época. Aproveitando seus conhecimentos, automatizou um pouco a gestão financeira elaborada pelo pai e, depois de cinco anos, a plataforma criada já era capaz de dar conta de 15 lojas. “Foi tentando melhorar nossa ferramenta, que ainda era feita em Excel, e varrendo o mercado em busca de uma solução melhor que descobri o quanto o pequeno e médio varejista brasileiro estava mal assessorado em matéria de back-office administrativo, principalmente em gestão financeira.”

O problema se intensifica, segundo o CEO, quando se pensa na quantidade de dados que têm de ser geridos para melhorar a experiência ao cliente. “Dando uma ideia da dimensão desse problema, se levarmos em conta uma empresa com um faturamento médio, ela apresenta de três a cinco mil transações por mês, sendo a grande parte via cartão de crédito.  Olhando para esse quadro, com cerca de dois milhões de pontos de vendas pelo País com a mesma dor, porque não abrir uma outra empresa voltada para solucionar o problema. Foi quando surgiu, em 2014, a F360.” O objetivo era criar uma plataforma única, que automatizasse todos os processos de gestão financeira para o pequeno e médio varejista, melhorando a eficiência operacional e diminuindo as perdas oriundas das conciliações de cartões.

Com base nos early adopters, o produto foi sendo testado e melhorado continuamente com os feedbacks recebidos, até que, após oito meses nesse processo, o produto já estava maduro e com amplitude capaz de atender às demandas do mercado. “Mesmo sem ter uma área de marketing e vendas, em pouquíssimo tempo já estávamos com mais de mil clientes na carteira.” Convidado a falar dos resultados entregues aos já 17 mil pontos de vendas alcançados como clientes, ele afirmou que há dois aspectos. “Um deles, muito mais palpável e mensurável, é a redução de perdas financeiras. Em nosso site temos o ‘Recuperômetro’, que é um alerta que damos à nossa base sobre vendas efetuadas no cartão de crédito e que, por algum motivo, o cliente poderá não receber. Isso chega a 2% do volume de vendas registradas na nossa plataforma. Com ajuda de IA e outros recursos conseguimos minimizar essas perdas financeiras.”

Porém, o principal resultado, na avaliação do executivo, é auxiliar o varejista a se voltar efetivamente para a gestão financeira como um todo. “O empreendedor está muito focado em vender para ganhar cada vez mais, mas nem sempre essas duas coisas caminham juntas. Ele tem que conseguir visualizar de que forma uma promoção feita na loja, por exemplo, está impactando no fluxo de caixa e na lucratividade do negócio. Com a automatização existente na nossa plataforma, o varejista consegue em duas horas fazer a gestão financeira que levava uma semana para ser realizada.”

O CEO da F360 falou ainda sobre suas impressões a respeito do que acompanhou na NRF deste ano, com destaque para os avanços no uso da IA com práticas efetivas no mercado americano, notadamente na jornada do consumidor, personalizando a experiência, e na eficiência operacional. “Este segundo fator não aparece aos olhos do cliente, mas que é muito providencial para o lojista, com a IA permitindo avanços no sortimento de produtos, na logística, gestão financeira e contábil, etc. Vem bem ao encontro do que a F360 faz no Brasil.”

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1061 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (04), recebendo Rafael Zanatta, diretor comercial e de operações da Bow-e, que abordará as oportunidades no modelo de assinatura em energia renovável; na quarta, será a vez de André Seibel, CEO do Circuito de Compras – Shopping Feira da Madrugada; na quinta, Rodrigo Villela, vice-presidente de serviços da Mastercard Brasil; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Cliente Global: Para qual direção o mercado vai em 2025?”, reunindo Melissa Riley, especialista em CX e customer insights, Ladislau Batalha, CEO do LAB Experience e do ICXI, e João Pedro Sant’Anna, CEO da SellersFlow.

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