A força da marca dos bancos



Com a estratégia de migrar clientes rapidamente da marca Unibanco (menos forte), o Itaú conseguiu manter e melhorar seu valor percebido frente a seus clientes e força da marca no mercado. Com estratégia oposta, o Grupo Santander alongou até novembro a integração com o Real, para se beneficiar de sua imagem positiva, conseguindo uma melhora gradual da marca Santander. Esta e outras conclusões estão sendo reveladas pelo estudo brasileiro de bancos da CVA Solutions, realizado com 13.054 clientes de todas as capitais e principais cidades do país. As entrevistas, realizadas via Internet, foram realizadas no último mês de agosto e a análise, em setembro/outubro.

 

O estudo concluiu que a “força da marca” (atratividade líquida) do Itaú-Unibanco é a maior (15,2%) seguida de perto pelo Banco do Brasil (15,1%) e Banco Real (3,1%) no segmento standard. O Banrisul apresentou o melhor valor percebido (custo-benefício) de 1,11, seguido pela Caixa Econômica Federal (1,05), pelo Real (1,02) e pelo Itaú (1,01). No segmento premium a maior “força da marca” foi do Itaú-Unibanco (28,0%), Real Van Gogh (10,6%) e Citibank (4,6%). O melhor valor percebido foi do Banco do Brasil Estilo (1,05), Itaú Personnalité (1,04) e Bradesco Prime (1,03).

 

“As conclusões do estudo mostram que a estratégia do Itaú foi bem sucedida, já que o banco continua a apresentar bom valor percebido, apesar de ter integrado os clientes do Unibanco, que apresentavam menor valor percebido. E o Santander demonstra que gradualmente vem se beneficiando do bom valor percebido e força da marca do Banco Real. Já no caso do Banco do Brasil, como a fusão com Nossa Caixa é mais recente, as avaliações não aparecem muito claramente. O Banco do Brasil continua com bom valor percebido e a Nossa Caixa segue tendo a pior avaliação de clientes. O Bradesco continua fortalecendo sua marca e percepção de valor entre seus clientes. Já a CEF apresenta desempenho muito melhor entre seus clientes que entre não clientes”, observa Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.

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