Pesquisa de mercado é fundamental? Para responder a esta pergunta o Instituto Empreender Endeavor, organização que visa à geração de empregos por intermédio do apoio ao empreendedor, realizou, no Ibmec/SP, a palestra “Pesquisa de Mercado: Em terra de cego, quem tem um olho é rei”, ministrada por Andrea Aun, sócia-diretora do Núcleo de Mercado da Integration.
A palestrante explicou que, para uma empresa conquistar o patamar de excelência em termos de competitividade visando o seu crescimento sustentável, é preciso que ela conheça as necessidades de seus consumidores para oferecer produtos e serviços de alto valor. E para mapear hábitos, estilos e valores desse público, a pesquisa de mercado é imprescindível.
Há 15 anos atuando na área de consultoria, a executiva ressaltou a importância de investir em pesquisas de mercado, uma das principais ferramentas para obter sucesso nos negócios. A palestrante abordou ainda que, para acompanhar as rápidas mudanças ocorridas no comportamento da sociedade contemporânea, uma pesquisa deve ir muito além da identificação do perfil sócio-demográfico do consumidor. De acordo com ela, essa ferramenta deve envolver metodologias de observação vivencial do momento da compra e do consumo. A executiva identificou ainda tendências no comportamento do consumidor atual, técnicas e metodologias de pesquisa, além de fatores que podem ser decisivos no momento da compra.
O workshop faz parte do programa educativo da Endeavor que realiza, semanalmente, workshops ministrados por profissionais de renome no mercado.