A importante arte do pós-atendimento

Quando o cliente entre em contato com a empresa, não é surpresa que ele espera receber um bom atendimento e receba informações precisas e corretas. Se a empresa cumprir esses passos, ela já estará meio encaminhada para a fidelização. Entretanto, não é porque a venda foi finalizada que o trabalho está concluído. Um bom atendimento vai além do estritamente necessário, e é após a venda que o trabalho se inicia. O serviço de pós-atendimento é um instrumento do marketing de relacionamento indispensável ao desenvolvimento de liderança no mercado. 
Não por menos, as organizações que possuem estes serviços acabam se destacando no mundo empresarial, através dos laços construídos ao longo do processo de retenção de clientes, mantendo também, uma boa relação com os clientes antigos. Dessa forma, a empresa tem a chance de manter um vínculo com o cliente, a partir de relação de troca, disponibilizando o suporte e a atenção necessária as suas reclamações. “A comunicação é uma poderosa ferramenta de fonte de coleta de dados entre a empresa e o seu público-alvo, possibilitando identificar as necessidades de cada cliente, para uma melhoria no atendimento ao consumidor no processo de vendas e, consequentemente, no pós-venda”, afirma Julio Sanguini, gestor regional da Globaltec.
Os clientes estão em busca de soluções para suas necessidades, portanto estratégias que visam à parceria entre a empresa e o cliente são apropriadas, pois muitas vezes a decisão de compra do consumidor passa, não somente, por um estudo entre um produto e outro, mas também, por um processo de confiança. “Portanto, cabe à empresa surpreendê-los, seja por um atendimento ágil, transparente e de fácil acesso no trato de suas reclamações, e na qualidade dos serviços ofertados, incluindo um sistema de reembolso e compensação, além do SAC, para que eles se sintam amparados quando reivindicar os seus direitos”, comenta Sanguini. Afinal, manter um cliente custa muito menos do que investir em novas conquistas, e de fato, um cliente bem assistido tem muito mais chance de ser tornar fiel à empresa.

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