Executiva da Creditas Benefícios relata a estratégia adotada para crescer de forma sustentável
Oferecendo cartão de benefícios flexíveis, crédito consignado e antecipação salarial, a Creditas Benefícios atua com um olhar de entrega de bem-estar financeiro às pessoas. Assim, para se manter sustentável nesse mercado, a empresa considera que o colaborador de seus clientes, ao tomar crédito, deve aprender a fazer um bom uso dos recursos, também como forma de cuidar da saúde física e mental. Por isso, estabeleceu um programa de educação financeira, publicando mensalmente temas relativos às finanças em seu aplicativo. Falando das pesquisas próprias que apontaram a direção tomada pela empresa, ajudando os clientes – RHs da conveniadas – a atrair e reter talentos, Ana Virgínia, head de negócios da Creditas Benefícios, participou, hoje (18), da 896ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Para iniciar o bate-papo, Ana disse que o braço de benefícios da Creditas oferece crédito consignado, cartão de benefícios flexíveis e antecipação salarial aos colaboradores das empresas contratantes, tendo como pilar para os três produtos a educação financeira. Ou seja, uma ferramenta para ajudar o favorecido a fazer o melhor uso desses recursos, no longo prazo, para gestão da vida financeira. “Essa questão da educação financeira surgiu mais como uma percepção do cliente, sendo que nosso produto de crédito consignado foi criado como opção mais acessível, possibilitando ao funcionário ter a comodidade das parcelas do empréstimo deduzidas no salário. Então, junto com nosso stakeholder – o RH da empresa – entendemos que o bom uso do crédito passa pela educação daquele que está recebendo o valor.”
Esse entendimento surgiu também de inúmeras pesquisas feitas na base da Creditas apontando que grande parte das pessoas que buscam o crédito, hoje, o fazem tentando sanar outras dívidas já contraídas no mercado. Então, a empresa pensou, além de conceder empréstimo, em ajudar o tomador a fazer o melhor uso dos recursos. “Conseguimos trabalhar isso de algumas formas distintas, como, por exemplo, em nível individual, personalizado, com um time de consultores de vendas. E, no âmbito da empresa, buscando entender os perfis dos profissionais que ali trabalham, quais as dores que se podem verificar na base, fazendo isso por meio de pesquisas que nos orientam a realizar palestras, conteúdos personalizados na web, em nosso app, etc.” Além disso, a executiva apontou uma terceira maneira de atuar que é oferecendo de maneira ampla o crédito, usando o aplicativo como plataforma.
Para ela, isso é bom para todo o ecossistema financeiro, pois está formando melhores consumidores, que conseguem melhorar seus escores, graças à obtenção de créditos mais acessíveis e de longo prazo. Indagada sobre a preocupação com a jornada do RH, ela afirmou que, ampliando a carteira de benefícios que eles podem oferecer aos colaboradores, a Creditas entra no âmbito da oferta de maior bem-estar financeiro. “Então, ter esse conjunto de soluções que apoiam o cliente em vários momentos, podendo oferecer não só o cartão de benefícios, com flexibilidade, mas também o crédito consignado e o desconto em conta, estamos favorecendo a empresa para atrair e manter talentos.”
Falando do programa de educação financeira da Creditas em si, ela informou que é estabelecido um calendário fixo, sempre escolhendo conteúdos pertinentes ao momento. Por exemplo, em março, aproveitando o Dia Internacional da Mulher, foi feita uma trilha no app com conteúdo focado na saúde financeira feminina, construção de autonomia. “Este mês, o nosso foco é o imposto de renda, mostrando como se organizar para atender os prazos, etc., principalmente, como utilizar, da melhor maneira a restituição. Temos, dessa forma, sempre assuntos e temas interessantes para ajudar na jornada financeira do nosso usuário final. Mesmo porque, fizemos uma pesquisa que mostra que o mau uso dos recursos financeiros tem impacto na saúde física e no bem estar das pessoas. Entre os 15 mil respondentes da nossa sondagem, 38% registraram um alto nível de ansiedade, 17% reportaram que tem insônia, 20% afirmaram ter desânimo e 24% indicaram estresse.”
Houve tempo para a executiva responder perguntas trazidas pela audiência, como, por exemplo, de que forma a Creditas acompanha o indicador da quantidade de clientes que voltam a adquirir crédito. De acordo com Ana, isso é acompanhado diariamente, sendo a principal métrica da empresa, com a preocupação de garantir que o bom serviço prestado faça a pessoa retornar. “Por isso, buscamos uma jornada fluida, com o menor nível possível de fricção, mesmo com toda a burocracia exigida pela regulamentação do setor.” Ela ainda abordou como garantir a sustentabilidade do negócio, o acompanhamento do NPS, o uso de autosserviço pelo app, roadmap da empresa com base em feedbacks dos usuários e os próximos passos da empresa.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal no Youtube, o ClienteSA Play, junto com as outras 895 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 2,7 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerra a semana amanhã (19), com o Sextou, que debaterá o tema “Retail media: As oportunidades e a transformação do varejo em mídia”, reunindo Carlos Lacerda, diretor de retail media e parcerias estratégicas da Pague Menos e Extrafarma, Leila Guimarães, managing director da Adsmovil no Brasil, Ricardo Vieira, fundador do Clube do Varejo, e Mario Meirelles, diretor sênior de Mercado Ads no Brasil.