No Brasil, existem atualmente 194 startups com soluções para a área de marketing, sendo que 14% delas estão na categoria de atendimento, conectores e produtividade, seguido por conteúdos interativos, que representam 11%, também com 11% estão social e comunicação. Em seguida aparecem: analytics, data e performance; ferramentas de comunicação e fidelidade do cliente, ambas com 9%. As categorias com menor número de startups são: gestão e geração de conteúdo e CRM e customer success, com 6%. Por último ficam: vendas e geração de leads (5%).
Os números são do Liga Insights MarTechs, estudo sobre startups do setor, realizado pela Liga Ventures, aceleradora corporativa especializada em gerar negócios entre startups e grandes empresas, que analisou um banco de dados com mais de 11 mil startups no país. O levantamento ainda contou com entrevistas de especialistas de grandes empresas, como Uber, Centauro, Mercado Pago, Magazine Luiza, Pipedrive e XP Investimentos.
“Também conhecidas como MarTechs, estas startups auxiliam na criação e execução de estratégias e conteúdos nas áreas de marketing, além de ajudarem também no gerenciamento de grandes times, focando em produtividade e performance das equipes”, explica Raphael Augusto, startup hunter da Liga ventures e responsável pelo estudo.
Das 194 startups mapeadas pelo levantamento, 42% estão na cidade de São Paulo, seguido por Florianópolis com 8% e Belo Horizonte, com 7%. Seguindo a lista estão: Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro. Já as cidades de Campinas, São José dos Campos, Recife, Londrina e Goiânia ficam com 2% cada.