Abecs amplia canais de relacionamento



Com o objetivo de aperfeiçoar o relacionamento do setor de meios eletrônicos de pagamento com os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, a Abecs – Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços lançar o site da Central Especial de Atendimento aos Procons (CEAP): www.cartaoceap.com.br. Trata-se de um novo canal de comunicação com os Procons para solucionar rapidamente as reclamações dos consumidores perante os órgãos espalhados pelo Brasil.

 

O site permite uma rápida consulta por meio do emissor do plástico e também dos seis primeiros números do cartão, para obter o telefone de contato (0800) do banco, site, e-mail e endereço para envio de correspondência e documentos. De acordo com o presidente da Abecs, Paulo Caffarelli, a adesão ao CEAP não é compulsória a todos os emissores, o que permite o ingresso de novos bancos a qualquer momento. “Nosso objetivo é agilizar a solução de conflitos. A expectativa é diminuir grande parte das reclamações no ato do contato feito pelos Procons”, destaca.

 

Outra iniciativa da Abecs é a criação do Espaço Consumidor, disponibilizado no próprio site da Associação. Trata-se de um sistema de recebimento de denúncias e manifestações dos consumidores, dirigidos aos participantes do segmento de cartões (emissores, credenciadores, processadores, bandeiras e fornecedores). No espaço estão disponíveis três tipos de questionários: problemas gerais no cartão de crédito; envio de cartão de crédito sem solicitação e problemas com o programa de fidelidade ou recompensa do cartão de crédito. O consumidor registra sua manifestação e, ao confirmar o envio, recebe um informativo de que está contribuindo com o sistema de monitoramento da Autorregulação da Abecs. A denúncia é encaminhada à instituição indicada com a qual deverá manter contato para solução do problema.

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