A Accesstage, empresa do grupo Mitsubishi que utiliza recursos da Internet para a integração de parceiros de negócios, inicia o ano com um novo portal de serviços voltado para os cerca de 15 mil clientes ativos. Totalmente self service, o portal foi desenvolvido com a tecnologia Oracle Portal Server. Por ele, com um login e interface únicos, o cliente tem acesso a mais de vinte aplicações web das áreas de cobrança, pagamento, crédito, conta-corrente, cartões e arrecadação, com todas as funcionalidades. Há clientes, por exemplo, que utilizam até seis aplicações da empresa, e hoje tem de administrá-las de forma independente.
Por ter sido criado sob a filosofia de desenvolvimento SOA, que prevê a reutilização de componentes em larga escala, o usuário ganha muito mais autonomia. Ele estará apto a, por exemplo, fazer interações em cada uma das aplicações e construir uma nova solução customizada. São mais de 500 componentes reutilizáveis que atendem a demandas específicas dos clientes, como soluções de rastreamento e emissão de boleto on-line. A combinação destas tecnologias permitiu à Accesstage diminuir em 80% o tempo gasto no desenvolvimento e manutenção de aplicativos e 30% no custo.
“A nossa expectativa é que, em seis meses, o novo canal de comunicação contribua para um crescimento de 30% na base de clientes”, reforça Gleison Telles, Gerente de Marketing da empresa. Telles estima ainda que haverá um aumento de outros 30% no volume de transações/mês – hoje são realizadas 150 milhões de transações/mês.
“A nossa intenção é cativar o cliente Accesstage. Além das inúmeras novas facilidades operacionais, o portal é rico em informações e notícias relevantes sobre o mercado, produtos, entre outras”, diz Pedro Henrique Arruda, gerente de projetos da empresa. O portal é suportado por uma estrutura da própria Accesstage. São dois datacenters distribuídos por mais de 120 servidores. Para 2010/2011, o portal deve migrar para um modelo ainda mais self service, com compras também on-line ( SAAS) e integração com redes sociais.