Para 42% da população mundial e 37% dos brasileiros é importante estar constantemente acessível. Segundo apresenta uma pesquisa feita pela GfK, realizada em 22 países. Assim, mais de 27 mil consumidores online declararam que concordam com a afirmação “Para mim, é importante sempre estar acessível, onde quer que eu esteja”. Logo depois dos Estados Unidos, o Brasil é o 7º colocado entre os países que mais fortemente concordam com a afirmação. A lista é encabeçada pela Rússia, seguida pela China, em segundo lugar.
Mais acessíveis por idade
Os resultados globais por faixa etária demonstram que os consumidores com idades entre 30 e 39 anos são os que mais fortemente concordam com a importância de estar sempre acessível. Os níveis de concordância chegam a 47% nessa faixa etária e declinam significativamente de acordo com a idade. Chegando a apenas 29% entre entrevistados com mais de 60 anos. No Brasil, ao contrário, a percepção da importância de estar sempre acessível se intensifica entre os maiores de 60 anos, chegando a 48%. Mesmo percentual registrado entre os brasileiros com idades entre 30 e 39 anos.
Contramão
O estudo também revela que Alemanha, Suécia, Canadá e Holanda estão na contramão da tendência mundial de conectividade. Os quatro países são os únicos entre os 22 pesquisados em que o percentual de entrevistados que discorda da necessidade de estar permanentemente conectado é superior ao daqueles que concordam com a afirmação proposta pela GfK.
Jovens consumidores conectados no mundo
De acordo com a diretora de market opportunities and innovation na GfK, Eliana Lemos “ao comparar os dados em 2009 com os de agora, vemos que, hoje, 43% dos adolescentes do mundo sentem necessidade de estar disponíveis o tempo todo. Há seis anos, essa porcentagem era de apenas 20%. Isto evidencia a necessidade de entendermos verdadeiramente este futuro consumidor, por meio da observação atenta e contínua de seus hábitos e atitudes”.