A Sankhya, desenvolvedora e provedora de soluções de gestão empresarial, criou a Visita de Acompanhamento Gerencial (VAG). Uma iniciativa que pretende melhorar o atendimento ao cliente oferecido pelas empresas. “Em nossa proposta de valor, nos comprometemos a conduzir os clientes a aplicarem os conceitos da administração de forma progressiva. Para isso, criamos uma ferramenta diferenciada para medir e acompanhar essa evolução, o Maha Gestão, uma SpinOff do Grupo Sankhya responsável por medir o grau de maturidade da gestão das empresas”, comenta Felipe Calixto, diretor presidente da empresa.
Segundo ele, o Maha faz uma análise que aponta os pontos fortes e fracos da empresa ante as melhores práticas criadas em cada área. Assim, identifica GAPs, ricos e possibilita uma comparação do negócio no setor. “E, claro, criamos também esse modelo de visitas periódicas que, por meio do Maha, visa auxiliar nos avanços necessários para uma gestão cada vez melhor”, adiciona.
Calixto ainda ressalta que a VAG tem ajudado a empresa a fidelizar os clientes atuais e também atuado como um diferencial na conquista de novos clientes para a carteira. “Nossos clientes da base e também os prospects se mostram surpresos com nossa metodologia de acompanhar sua evolução gerencial, após a implantação. A visita reforça o compromisso com os resultados dele e nos ajuda a entender melhor seus desafios, e como podemos auxiliá-los”.
Além disso, esse método contribui para potencializar a utilização dos recursos oferecidos pelo ERP, auxilia os usuários frente às atualizações constantes no modelo de gestão e impulsiona o cliente para a evolução nas práticas de gestão. Os benefícios incluem ainda: otimização de processos; eliminação de retrabalho; redução de erros da operação; auxilia e agiliza a tomada de decisões; garante a segurança e a qualidade das informações.
“Ao aplicar a VAG, podemos criar um círculo virtuoso de evolução, mostrando aos clientes que a implantação do ERP é apenas o primeiro passo rumo a uma gestão mais eficiente. A ela devem se somar novas etapas, como conhecer bem os processos e o negócio; aplicar cada vez mais os conceitos de administração; preparar e treinar as pessoas; garantir a evolução dos processos; e analisar os resultados sistematicamente”, afirma o executivo. “Faz parte do DNA da Sankhya conhecer e traçar os melhores caminhos para garantir uma evolução gerencial mais rápida e progressiva dos clientes e, com isso, desenvolver novas etapas para a evolução contínua da gestão. E fazemos isso avaliando resultados, realizando novos diagnósticos e definindo novas metas e novos planos de ação.”
Para Fabrício Alves, da superintendência financeira da Allcontrol, os ganhos obtidos com a VAG foram fundamentais para aprimorar a visão dos negócios. “A Visita de Acompanhamento Gerencial me proporcionou uma visão mais detalhada dos processos internos de gestão. Já na primeira visita, identificamos a base de mensuração dos nossos processos, e isso nos apoiará em nossas tomadas de decisões futuras”, destaca.