Com o intuito de reduzir a complexidade de esforços para descobrir padrões comportamentais ocultos em grandes quantidades de dados, a Adobe anunciou que irá lançar, ainda este ano, os novos recursos de marketing preditivo para a plataforma Adobe Digital Marketing Suite. “No começo do marketing digital, as análises foram criadas para nos dizer o que aconteceu e, com o aperfeiçoamento dessas técnicas, por que aconteceu. Em seguida, outras soluções surgiram para facilitar ações baseados nesses dados e otimizar os resultados”, detalha Brad Rencher, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios de digital marketing da Adobe.
Com os novos recursos, será possível, por exemplo, identificar dados com anomalias que precisam de revisão e realizar uma análise de correlação para descobrir outras informações que contribuíram para a anomalia, prever os resultados da campanha e desenvolver modelos híbridos de mídia otimizada, para gerar retorno maior, além de alterar valores em diversos cenários possíveis para analisar como essas mudanças podem afetar os resultados do negócio, como pedidos e receitas.
“Historicamente, todas as análises web refletiram dados antigos que, até certo ponto, é como dirigir um carro usando apenas o espelho retrovisor”, disse Ken Seiff, vice-presidente executivo do Canal Omni e Diretor do Brooks Brothers. “Os novos recursos de Marketing Preditivo da Adobe nos ajudam a prever receitas e identificar as oportunidades mais poderosas que nossa equipe pode usar para tomar as ações que provavelmente terão o maior impacto na receita de um site. Esses novos recursos são simples e rápidos e, pela primeira vez, podemos ser comerciantes que usam dados para dirigir olhando para frente”.