Uma das máximas do varejo é a de que o cliente tem sempre razão. Tanto é verdade que cada vez mais ele procura ter maior autonomia sobre o seu consumo e que vai além da empresa que irá escolher. Não apenas deseja ser mais participativo nas estratégias dos negócios, como quer ter mais conhecimento sobre o processo de criação de um produto ou dar mais opinião sobre o que a marca oferece. Fatores que, se a empresa estiver disposta, trarão um relacionamento mais duradouro, inclusive. Pensando nisso, Silvia Marinho teve a ideia de criar uma plataforma online de negociação entre fornecedores e clientes. Esses, uma vez no site, entram em contato com os lojistas cadastrados e dizem o quanto desejam pagar pelo produto ou serviço, até chegarem a um acordo. Assim nasceu o Fliig. “Nós queremos que ele se torne o maior e melhor canal de negociação da web no Brasil e no mundo!”, diz ela, que além de idealizadora é diretora executiva da plataforma. Em entrevista exclusiva à ClienteSA ela comenta mais sobre o site.
ClienteSA: Como surgiu a ideia de criar o Fliig?
Silvia: Em outubro de 2011, fui convidada a assistir uma palestra sobre “A Evolução do Consumo”. Um dos palestrantes disse que pesquisas revelavam que no futuro o consumidor é quem ir definir o que quer comprar e quanto quer pagar por determinado bem, produto ou serviço. Pensei: “o passado foi ontem, o presente é hoje e o futuro é amanhã”. Sendo assim, é só dar uma ferramenta para o consumidor expressar o que quer comprar e quanto quer pagar.
Como foi todo o processo de desenvolvimento dessa plataforma?
Com a ideia na mente e no meu coração e após diversas reuniões durante esse período para amadurecer como seria o projeto, em maio do ano seguinte, Welson Marinho, com know-how em TI, elaborou a primeira documentação do portal. Com um modelo de negócio que agrupasse redes sociais, comparação de preços, portal de negócios demanda/oferta e clube de compras, bem como o conceito de reunir pessoas que demandassem o mesmo produto, bem ou serviço, por determinado preço. Realizamos uma parceria com a empresa Ibaro, agência digital e marketing online, para o desenvolvimento do módulo de interação do consumidor (Fliiguer) e também o logotipo do Fliig. Assim que a primeira fase do projeto foi concluída, veio o período dos testes. No final de 2014, com uma equipe própria para dar continuidade ao desenvolvimento do portal, foi implantada mais funcionalidade ao módulo do Fliiguer e a criação do módulo do fornecedor, rede social, entre outras.
Quais são as vantagens para o cliente?
Temos dois tipos de clientes: o consumidor (ou Fliiguer, como chamamos) e o fornecedor. Para ambos damos liberdade que é a ideia do nome (Flyg, em Sueco, significa voo). Para o Fliiguer, a vantagem é a livre expressão de anunciar/postar o produto, bem ou serviço desejado e dizer o quanto está disposto a pagar por ele ou um valor que inicie uma negociação, em uma plataforma segura e sem sair de casa. O Fliig trabalhará por ele na busca de fornecedores para atender a sua demanda. Além disso, se tem mais de um Fliiguer querendo o mesmo produto, bem ou serviço, pode-se formar grupos, que dão força na hora de negociar. Já para o fornecedor existem muitas vantagens também. A primeira e principal é a economia em investimento em marketing para atrair os clientes, pois eles estão no site dizendo o que querem comprar. Ele também tem livre expressão de ofertar no preço que ele entende ser justo e chegar a uma melhor negociação. As ofertas podem ser públicas ou privadas. Ofertas públicas ficam abertas para todos, já as privadas somente para o Fliiger ou Grupo.
Qual a expectativa da InHouse com o Fliig?
Nós queremos que o Fliig se torne o maior e melhor canal de negociação da web no Brasil e no mundo!
Qual o grande diferencial desse serviço?
O Fliig inverte o paradigma de consumo. Até então os fornecedores anunciavam seus produtos, bens ou serviços para atrair consumidores. Agora tudo muda, pois quem faz o primeiro anúncio/post da demanda é o cliente, o fornecedor faz a sua oferta e chegam à melhor negociação. O que já acontece na vida real, mas no físico o fornecedor não sabe se o seu cliente está indo em outros locais e as ofertas que está recebendo. No Fliig, ele também não saberá os detalhes das ofertas dos concorrentes, se fizerem de forma privada, mas receberá uma notificação que entrou outra oferta, somente isso. Se a oferta for pública, ele terá acesso a ela.
Qual é o procedimento para o cliente negociar a compra?
Quando o fornecedor se cadastra no Fliig, há uma plataforma desenvolvida para ele e nela existe um Cupom. Nesse cupom, ele vai inserir o local (loja física ou online), as informações detalhadas do produto, serviço ou bem, condições da negociação, frete etc. Todas essas informações vão aparecer na hora que o Fliiger ou o Grupo estiver negociando. Além disso, se existir dúvidas, o consumidor poderá enviar mensagem para o fornecedor e também para o grupo antes de aceitar a oferta. Após o aceite da oferta, o Fliiger receberá o cupom com todas as informações para a realização do negócio. Para ofertas em grupo o fornecedor poderá colocar um mínimo necessário de aceites para vender com um preço especial.