Ajuda das lojas físicas

Segundo dados da Nielsen, atualmente, 125 milhões de brasileiros possuem um aparelho celular. Sendo que, desse total, 91,6 milhões têm acesso à Internet e 76 milhões usam smartphones. Ou seja, a vida hoje não está somente mobile, como as informações em tempo real e na palma da mão são cada vez mais presentes. Não por menos, a forma de compra das pessoas é impactada com esse avanço da tecnologia. É crescente a quantidade de pessoas que pesquisam em seus celulares antes de comprar algo, ainda que seja no varejo físico.
Quando se trata de digital e mobile, muitos varejistas se concentram principalmente no e-commerce. Porém, a verdade é que, mesmo em um mercado muito inovador como o dos Estados Unidos, a grande maioria dos cerca de US$ 5 trilhões obtidos por meio das vendas de varejo foi em lojas físicas – o e-commerce representou apenas 7,1% das vendas em 2015 (E-Marketer). Ou seja, os varejistas devem oferecer aos clientes a informação certa no momento certo, para influenciar os consumidores a irem às lojas e nas suas intenções da compra. 
De acordo com a pesquisa realizada pelo Google sobre o Mercado Consumidor, em maio de 2014, 80% dos consumidores querem ver anúncios relevantes próximos à sua cidade, CEP ou imediações. Outros dados da empresa também mostram que a maioria dos consumidores que estão pesquisando dão um pulo à loja física que estiver em até 8 quilômetros de distância. Esse cenário propicia o crescimento do aplicativo AondeConvem, que aumenta em quase 10 mil downloads por dia no Brasil e mais de um milhão por mês no mundo. Isso porque ele permite que usuários descubram ofertas próximas de onde estiverem. 
A ferramenta apresenta informações geolocalizadas sobre promoções, novos produtos, lojas, hora de abertura e formas de contatar os principais varejistas e marcas de cada categoria de compras. Fazendo com que o usuário possa fazer as melhores escolhas e economize tempo e dinheiro. “A mídia no mobile vem crescendo muito rapidamente. Na internet, vemos que diversos setores da economia não exploram todas as oportunidades, principalmente os do varejo offline. Hoje em dia, as pessoas vivem cheias de tarefas e não têm tempo para se dedicar às compras. O que propomos aos consumidores é a possibilidade de economizar e gastar menos tempo”, conta Daniel Simões, country manager do AondeConvem no Brasil. 
“E, para os varejistas, abrir um novo canal de comunicação e relacionamento capaz de captar a atenção do consumidor super conectado que ainda compra em lojas físicas. Os varejistas precisam integrar o digital ao físico, através de uma estratégia que pense todas as informações fluindo por um único canal. Esta integração mobile é chamada de info-commerce, e permite que as pessoas se conectem através da informação enviada por seus varejistas preferidos, próximos ao seu local e de forma muito precisa”, adiciona.
Buscar informações sobre produtos e serviços em smartphones é um comportamento que ganha cada vez mais força e a tendência é que daqui a poucos anos tudo será encontrado através dos smartphones. Somente nos EUA (Pesquisa do Consumidor Google – 2014), a porcentagem da mídia online em 2016 deve ser de 12,2% e estima-se que, em 2019, chegue a 12,9%. Já a porcentagem da mídia mobile deve saltar de 8,3% para 11,5% no mesmo período. 
Criado na Itália, o AondeConvem tem mais de 5 milhões de usuários no Brasil que procuram por mais de 4,5 milhões de encartes, com descontos, ofertas e lançamentos de produtos e serviços próximos ao local onde residem ou trabalham. O AondeConvem está entre os três mais baixados na loja do Google para a categoria Shopping e tem mais de 200 varejistas como clientes.

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