Neste mês, a Alcoa Alumínio S.A. coloca em operação seu novo portal corporativo (www.myalcoa.com.br) para clientes, fornecedores, parceiros e funcionários. Desenvolvido sobre o Oracle9i Application Server, a portal, personalizado para cada comunidade, com acesso via senha, inclui incrementos para o atendimento ao cliente, que passa a ser de 24 horas por dia. Entre os benefícios esperados estão ganho de sinergia, redução de custos e fácil acesso a informações.
De acordo com o gerente de sistemas de informação, Aristóteles Machado, a migração de todas as comunidades (cerca de 5 mil usuários) para o portal corporativo deve ocorrer nos próximos 60 dias. “O grupo de clientes e parceiros, que soma mil empresas, também contará com facilidades como a consolidação de carteiras de pedidos e a localização dos caminhões que transportam as encomendas via GPS (Global Positioning System)”, ressalta Machado. A impressão dos boletos bancários via web também é uma das novidades do portal.
Para a comunidade de fornecedores, o portal corporativo oferece serviços de cotação online de compras e prazos. Já os funcionários contarão com instrumentos que facilitam o acesso a informações fora da empresa, incluindo ferramentas do sistema de gestão, e-mails e sistema de suporte à força de vendas, remotamente.
O projeto envolveu a aquisição de servidores HP, bem como a ampliação do link de acesso à empresa para 4 Mbps, a cargo de um novo fornecedor. Para este ano, a Alcoa prevê investimentos de US$ 10 milhões em TI. Entre os projetos da companhia estão ferramentas como CRM, BI e internet. A expectativa é de que, deste montante, US$ 4 milhões sejam destinados para infra-estrutura e mais US$ 6 milhões para sistemas de informação.